Participantes doencontro no Palácio Araguaia Foto: Francine Seixas /Adetuc
O encontro com os gestores municipais para atualização do Mapa doTurismo do Tocantins reuniu mais de 150 participantes, entre prefeitos esecretários municipais de turismo, na manhã desta terça-feira, 16, no auditóriodo Palácio Araguaia, em Palmas. O evento também se destinou aos municípios quedesejam integrar as ações do Programa de Regionalização do Turismo.
Na cerimônia de abertura, o presidente da Agência doDesenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, quena ocasião representava o governador Mauro Carlesse, apresentou aosparticipantes um balanço das ações do órgão durante os últimos três meses,desde que assumiu a pasta.
Para Tom Lyra, oencontro reduziu a distância entre MTur e prefeituras Foto: Emerson Silva / Governodo Tocantins
No encontro, Tom Lyra agradeceu a colaboração dos deputados,senadores, Sebrae, Senac, Abav, Abih. ATTR e demais parceiros que vêmcontribuindo para o fomento das ações voltadas ao setor de turismo do Estado.
Na palestra do presidente da Adetuc intitulada “Turismo: onde estamos e para onde vamos? Tocantins, Destino deOportunidades”, foi destacado o fomento do setor para a consolidação daatividade como fator de geração de renda e emprego.
“O encontro serviu para esclarecer asdúvidas dos gestores, além de diminuir a distância entre Ministério do Turismoe as prefeituras. Portanto, a presença do Ministério hoje é de fundamentalimportância, pois estão sendo apresentadas as oportunidades de se buscarrecursos para investimento nos projetos municipais para o fomento do Turismo”,esclareceu Lyra.
Ana Carla explicou aimportância do Mapa no desenvolvimento do turismo Foto: Emerson Silva / Governodo Tocantins
A coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismodo Ministério do Turismo (MTur), Ana Carla Moura, apresentou as diretrizes doPrograma de Regionalização do Turismo (PRT), executado em parceria com osestados.
“Esta é uma oportunidade de apresentarmos o Mapa do TurismoBrasileiro, sendo uma importante ferramenta de desenvolvimento do turismo deforma descentralizada, com priorização de recursos e ações do MTur para osmunicípios que integram as regiões turísticas em cada estado”, explicou AnaCarla.
A coordenadora abordou ainda os programas de financiamento dainfraestrutura e dos serviços turísticos, como o Programa de Desenvolvimento doTurismo Prodetur + Turismo e o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que sãovoltados aos projetos empreendimentos turísticos localizados em municípios queparticipam do Mapa.
O presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) eprefeito do município de Pedro Afonso, Jairo Mariano, participou do evento edestacou a importância do encontro para se buscar recursos junto ao GovernoFederal, a fim de fomentar o trade do turismo dos municípios.
“Esse encontro foi muito importante para que os municípios possamdar continuidade às ações voltadas ao turismo e sejam beneficiadas com aspolíticas públicas, além poderem esclarecer as dúvidas”, disse Mariano.
O município de Pedro Afonso, a 200 km de Palmas, tem como focoturístico a temporada de praias, no mês de julho. O mesmo é cadastrado no Mapado Turismo do Tocantins e recebe recursos oriundos do poder público.
Mapa
O Mapa do Turismo é o instrumentoinstituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo e orienta aatuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. Éele que define a área - o recorte territorial - que deve ser trabalhadaprioritariamente pelo Ministério.
Atualização do Mapa Turístico,conforme Portaria nº 268, de 28 de dezembro de 2016 – Artigo 3º acontecerábienalmente. Sendo assim, o Ministério do Turismo em conjunto com as UnidadesFederativas realizará esta atualização neste ano.
Presenças
Prestigiaram o evento a deputada estadual Claudia Lelis; osuperintendente do Sebrae Moisés Gomes; e o chefe de gabinete Deodoro Velasco,que não ocasião representou o senador Irajá Abreu.