22°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade
Anúncio

Primeira etapa do Parque Solar garantirá autossuficiência energética aos Cmeis de Palmas

Primeira etapa do Parque Solar garantirá autossuficiência energética aos Cmeis de Palmas

03/10/2019 às 16h28 Atualizada em 03/10/2019 às 16h29
Por:
Compartilhe:
Primeira etapa do Parque Solar garantirá autossuficiência energética aos Cmeis de Palmas
Até o fim deste ano todos os 28 Centros Municipais de Educação Infantil(Cmei) da Capital serão atendidos por energia fotovoltaica. O anúncio feitopela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, na manhã desta quinta-feira, 03, noParque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira.
Fotos: Edu Fortes/Secom Palmas

A troca de matriz energética dos Cmeis e outros prédios públicos serápossível graças à licitação para implantação de sistema de geração de energiasolar, cujo edital será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nestaquinta-feira, 3. A licitação, modalidade pregão eletrônico, será aberta nopróximo dia 16 de outubro e viabilizará a geração de 2,5 MegaWatts (MW) cominvestimento de R$ 12.820.676,34.

Esta é a primeira etapa do projeto de mudança da matriz energética daPrefeitura de Palmas, equivalente a 25% do projeto de implantação do ParqueSolar, que garantirá autossuficiência ao Poder Público Municipal em relação aoconsumo de energia elétrica. Conforme o projeto, o Parque Solar alcançarágeração de 10 MW com investimento total de R$ 50 milhões, financiados pelaCaixa.

“Há menos de 90 dias assinamos o contrato de financiamento com a Caixa. Comessa licitação vamos adaptar nossos prédios e economizar R$ 75 milhões em noveanos. Modelamos esse primeiro edital em moldes menores para permitir queempresas daqui, sozinhas ou consorciadas, possam participar. Estamos investindoem energia limpa e em estratégias de redução de custos fixos para o Município àlongo prazo. Todos ganham. Ganham o Município, a sociedade e o empresariadolocal”, disse a prefeita Cinthia, na ocasião.
Economia
A secretária municipal de Educação, Cleizenir Divina Santos, manifestouentusiasmo com a celeridade com que os Cmeis devem ser atendidos. “A conta deenergia é um gargalo importante, até porque é necessária a climatização queeleva a conta das nossas unidades. O que economizarmos com certeza poderá sereverter na compra de mais recursos pedagógicos”, adiantou.


Vale ressaltar que todo o processo de construção do Parque Solar dePalmas será viabilizado em três lotes. As instalações utilizarão placas degeração de energia solar em telhados, no solo e em carpot, isto é,cobertura de estacionamento.

Selos Solar
Além do anúncio, foram entregues 50 ‘Selos Solar’ para contribuintes queaderiram recentemente ao programa Palmas Solar, a exemplo do empresárioHermando Soares. Ele contou que as deduções no Imposto Predial e TerritorialUrbano (IPTU) obtidas com a adesão ao Palmas Solar em seu imóvel comercialalcançaram R$ 13 mil.
“Primeiro investi, por curiosidade, em 15 placas para duas residênciasem 2017, vi resultados rápidos. Este ano investi em 72 placas na empresa, ondeconsegui baixar a conta de uma média de R$ 4.500 para R$ 310, que se resumem,na verdade, em taxas. Mesmo já pagando as parcelas do financiamento bancário,ainda economizo R$ 600 por mês. Isso torna tudo muito vantajoso”, acrescentouSoares.
Adesão
Atualmente Palmas tem cerca de 600 contribuintes geram sua própriaenergia. Enquanto Rio Branco (AC), outra capital da Região Norte com proporçõessemelhantes em população, tem 78. “São 600 contribuintes que estãodeixando de arcar com R$ 11 milhões por ano em custos com energia elétrica.Estamos avançando muito, reduzindo custos para o contribuinte, para a gestão eincentivando o empresariado e os munícipes a investir na economia de Palmas. Éuma iniciativa que gera mais emprego e renda na cidade”, enfatizou o secretáriomunicipal de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e EnergiasSustentáveis, Fábio Frantz.
Para entender mais benefícios fiscais previstos pelo programa PalmasSolar cliqueaqui. 
Autoridades
Estiveram presentes à solenidade a superintendente da Caixa Econômica noTocantins, Silvana Melo; o gerente regional da Caixa, Vandeir Ferreira; odiretor de Relações Institucionais do grupo Energisa, Alan Kardec Moreira; odiretor do campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), WendellEduardo Costa; o representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE), JoãoPaulo Aguiar, e os vereadores Laudecy Coimbra, major Negreiros, Adão Índio,Felipe Fernandes, Lucio Campelo e Irmão Jairo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias