PorSérgio MoreiraDepois de 15 meses de trabalho, foifinalizada a execução das obras de restauração da Igreja São Francisco deAssis, conhecida como Igrejinha da Pampulha. Uma equipe de 20 pessoas esteveempenhada ao longo desse período para o cartão-postal mineiro ser entregue àpopulação. Na sexta-feira, 4 de outubro, ocorreu a cerimônia de reabertura dopatrimônio histórico.
Osprincipais objetivos do restauro foram a eliminação das infiltrações da igrejae trabalhos gerais de manutenção, como a repintura da capela e a troca do forroantigo de madeira da nave central,danificado por conta dos vazamentos.
Antes doinício das obras, elementos artísticos agregados ao projeto arquitetônicopassaram pela vistoria de um especialista em restauro. Também foram realizadaspintura interna e recuperação do revestimento externo das pastilhas cerâmicas.As lajes foram impermeabilizadas e as esquadrias restauradas. Outro trabalhoespecial foi o de recuperar os passeios externos da calçada portuguesa.

Segundo o diretor-geral da empresa responsável pelas obras, Henrique Aidar, a substituição do forro de madeira da nave central foi um dos principaisdesafios no restauro da parte interna da capela. “O forro é formado por painéisde madeira, em que cada peça do painel tem medidas únicas e diferentes entrecada uma. Ao retirarmos o forro antigo, foram necessários projetoscomplementares de restauração em função de novas descobertas feitas nesseprocesso. Tivemos que mapear todo o forro com a identificação de cada painel eelaborar um desenho com a localização de cada peça. Os painéisdo forro antigo serviram de molde para a fabricação dos novos, para que o atualfosse idêntico ao que foi retirado”, explica.

As obrasfizeram parte do acordo com a Unesco para restauração do Conjunto Moderno daPampulha depois da sua nomeação como Patrimônio Cultural da Humanidade. Paraconduzir a restauração de um bem cultural tão importante, como a Igrejinha, foirealizado um minucioso estudo para garantir a preservação dos valorespatrimoniais da capela. “Fizemos um projeto de restauro bem elaborado, complanilha detalhada dos serviços a executar e uma intervenção atenta aosdetalhes construtivos. Tudo isso para que, de modo algum, ocorresse umadescaracterização do bem cultural e para que fossem mantidas as suas condiçõesde autenticidade e fruição.”
ABAV-MG elege nova diretoria
Aconteceu na quinta-feira, dia 03, a posse do novopresidente, diretoria executiva e conselheiros da Associação Brasileira deAgências de Viagens de Minas Gerais (ABAV-MG). O diretor da Uai Turismo,Alexandre Xavier Brandão, assume a presidência da entidade.
JoséMaurício Miranda, ex-presidente passou o cargo ao presidente Alexandre Brandão
Alexandre está no turismo desde 1990, onde iniciousua carreira na cidade de Fortaleza como sócio de uma agência. No seu retornopara Belo Horizonte em 1993, Brandão fundou a Uai Turismo que permanece nomercado desde então.
Um dos principais objetivos para estanova gestão é a qualificação dos profissionais do turismo, trazendo para a sededa entidade mais cursos, treinamentos e palestras. “Quero aperfeiçoar acapacitação dos agentes de viagens do estado para que tenham conhecimento plenono auxílio aos clientes na elaboração dos roteiros, já que trabalhamos com ossonhos dessas pessoas”, conta.
Além disso, o novo presidente pretende fortalecer ainteração e parceria com os órgãos públicos do turismo, tais como a Secretariade Estado de Cultura e Turismo (Secult), com a Belotur (Empresa Municipal deTurismo de Belo Horizonte) e o Mtur (Ministério do Turismo).
Nova diretoria:
Presidente: Alexandre Xavier Brandão (Uai Turismo);Vice-presidente Financeiro: Peter Mangabeira (Pampulha Turismo); Vice-presidenteAdministrativo: Daniel Toledo (Frontur); Vice-presidente de RelaçõesInstitucionais: José Maurício de Miranda Gomes (Mundi Travel); Vice-presidentede Patrimônio: Fernando Meira Dias (Master Turismo); Vice-presidente deCapacitação e Certificação: Gilberto Siqueira (Ártico Turismo); Vice-presidentede Marketing e Eventos: Athenais Vilhena (Turisplan Operadora)
Conselho Deliberativo; Ana Beatriz Furtado (MundialVistos), Andréia de Oliveira (Máxima/ Fly Tour BH - Funcionários), DaniellaLage (GD Representações), Eloá Ribeiro (Unitour), Luciano de Souza Costa(Território Viagens), Mariella Miranda (Zênithe Travelclub), Renata Azevedo(Speed System), Roberto Costa (Lavion Viagens e Turismo), Stefano Couri (LesteTurismo) e Wallace Fernandes (Alvo Turismo).
Conselho Fiscal; Presidente: Reinaldo Fleming(Lifetour), Titular: Lúcio Ribeiro (Trilhas de Minas), Titular: Marcos Akio(TransJapa), Suplente: Silvana Pardini (São José Viagens) e Suplente: MariaPerpetuo Socorro (Duomo Turismo).
Conselho de Ética, Conciliação e Arbitragem CarlosTeixeira (Categoria Turismo), José Carlos dos Santos (Avitur), Maria CristinaCamarano (Condotti Turismo).
Suplente do Conselho de Ética, Conciliação eArbitragem: Ricardo Fernandes Soares (Royalty Viagens).
O 1° hotel escola da América Latina receberá o1° Encontro de Governantas e Camareiras
O hotel escola do SENAC é referência no país
O 1° HotelEscola do Brasil, será o palco do 1° Encontro de Governantas e Camareiras. Nosdias 29 e 30 de novembro, na histórica cidade de Barbacena, no Hotel Grogotó,um dos hotéis escola do SENAC, O evento é organizado pela FBHA- FederaçãoBrasileira de Hospedagem e Alimentação, que terá várias palestras e oficinas asgovernantas e camareiras de vários hotéis da capital mineira e do interior.Informações e inscrições http://www.encontrohotel.com.br[email protected] Entrada do Hotel Grogotó