Seleucia Fontes
Prédioprincipal recebeu novo projeto museulógico.
O Museu Histórico do Tocantins, mais conhecido pelo seu nomeoriginal, Palacinho, será reaberto ao público nesta terça-feira, 19, comsolenidade marcada para as 17 horas. A programação inclui apresentaçõesmusicais e homenagem ao ex-governador Siqueira Campos, além da primeiravisitação às dependências do prédio, anexos e Capelinha, que passaram por obrasde manutenção. O prédio principal também recebeu novo projetomuseológico.
Programaçãode inauguração inclui primeira visitação a capela Santa Rita de Cássia, que passoupor obras de manutenção
OPalacinho foi o primeiro edifício construído em Palmas e a primeira sededo Poder Executivo do Governo do Tocantins. Feito em madeira de jatobá,encontra-se na região norte da Capital, próximo à Rodovia TO-050, e porestar em uma área elevada permite ao visitante contemplar boa parte da cidade.
Em parceriacom os integrantes do Grupo Amigos do Palacinho e representantes do Governo doEstado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e EconomiaCriativa (Adetuc), que é responsável pela gestão do museu, ficou definida paraa nova fase do museu a expogra?a O Período Palacinho 1990/91,onde o público poderá viajar na história dos primeiros dias de Palmas.
Osvisitantes irão conferir como era o Gabinete do Governador, aVice-Governadoria, a Casa Militar, a Casa Civil, o Diário Oficial do Estado, aSecretaria de Comunicação e a Fundação Santa Rita de Cássia, criada em 1989para formular e executar a política de promoção social do Estado, função hojeexercida pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social(Setas).
O museutambém conta com salão de exposições, com a mostra No Labirinto das Bandeiras,reunindo as bandeiras de vários municípios tocantinenses e sala de exibição devídeos. Há ainda dois anexos, a sala multiuso e a sala de leitura, além daCapela Santa Rita de Cássia.
De acordocom a gerente de Acervos e Patrimônio, Alline Alves Santos da Silva, o planomuseológico está sendo retomado pela museóloga da Adetuc, Liliane Bispo dosSantos, e conterá as metas e o planejamento para os próximos quatro anos, tendopor base a legislação da área de museus e planos museológicos de outrasinstituições. Já o acervo da antiga expografia foi preservado, sendo quealgumas peças estarão na composição das próximas exposições e as demais estarãoacondicionadas na reserva técnica, para aproveitamento em mostras temáticas.
“Areabertura do museu à população tocantinense e aos que visitam a Capital éresultado de um grande esforço conjunto do Governo do Estado com parceria doconselheiro Wagner Praxedes, que, por meio dos Amigos do Palacinho, conseguiureunir importantes apoiadores para esta causa”, pontua o presidente da Adetuc,Tom Lyra, reiterando o apoio irrestrito do governador Mauro Carlesse aoprojeto, e a atuação da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Cidades eHabitação.
Entenda
O projeto Amigosdo Palacinho foi idealizado por Wagner Praxedes, conselheirodo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e conta com a participação derepresentantes de vários segmentos da sociedade, entre pioneiros de Palmas,empresários, profissionais liberais, gestores públicos de todas as esferas. Seulançamento oficial ocorreu em 14 de março, durante a abertura da exposiçãoSiqueira Campos, no Memorial Coluna Prestes.
No dia 2 deabril, durante reunião com a participação de mais de 60 pessoas no auditório doMemorial Prestes, o arquiteto José Eduardo Rodrigues apresentou uma propostainicial ao grupo. Após a manutenção emergencial, há intenção de se criar umparque urbano em seu entorno, bem como elaboração conjunta de um calendário deeventos e expansão da marca, com criação de produtos com a chancela Palacinho,para futura comercialização em loja no local.
No dia 15de maio, houve novo encontro, dessa vez no próprio Palacinho, que foi marcadopela apresentação das primeiras ações de melhorias do prédio principal eanexos. As visitações foram interrompidas por oito meses, para os trabalhos derecuperação elétrica e hidráulica, seguidos de limpeza, pintura e outrosreparos realizados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, Cidades eHabitação.
Ainda foiformalizada parceria para implantação e manutenção do plano paisagístico daárea externa, por meio de Termo de Cooperação Técnica entre o Governo doEstado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e EconomiaCriativa (Adetuc), e a prefeitura municipal de Palmas.