Juliana MatosFotos:Divulgação
Para se tornar aprimeira cidade brasileira com 100% de seus prédios públicos atendidos porenergia solar fotovoltaica, Palmas tem empregado grandes esforços paraestimulação do segmento de modo a incentivar, como consequência, a adesão doconsumidor doméstico e empresarial a essa tecnologia de aproveitamento deenergia solar.
O reflexo de todo esseesforço foi apresentado nesta quarta-feira, 20, no Smart City Expo WorldCongress, pela prefeita Cinthia Ribeiro em Barcelona, Espanha. O congresso setransformou em uma vitrine de compartilhamento de iniciativas exitosas deinovação e empoderamento de cidades ao redor do mundo.
Durante suaapresentação, a prefeita Cinthia destacou a legislação adotada na Capital doTocantins e seus mecanismos de incentivo à adesão da iniciativa privada aoprograma que garantiram um salto de 12 para 786 sistemas fotovoltaicosinstalados em Palmas entre 2015 e 2019, considerando dados parciais aténovembro ano corrente. Um crescimento de mais de 6.000%.
Investimento e retorno
Considerando o projetodo Parque Solar, a prefeita Cinthia frisou a validade do investimento total deR$ 50 milhões para garantir a autossuficiência ao Poder Público Municipal emrelação ao consumo de energia elétrica.
Além do fortalecimentode práticas sustentáveis dentro do Município e da estimulação deste nicho demercado, o programa foi citado como ferramenta de conversão de investimento emeducação, saúde, infraestrutura, projetos sociais através da economia geradapela construção do Parque Solar Municipal.
“Estamos aqui graças aum convite da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) prospectando Palmas para omundo. Os eventos aqui estão sendo excelentes e esta é uma oportunidade muitogrande para mostrarmos os resultados nos nossos esforços e da visão que estamosfomentando para nossa cidade, que tem todas as condições para se tornarreferência como cidade sustentável e eficiente para o mundo”, destacou aprefeita, que também é vice-presidente de Relações Institucionais da FNP. (Fonte: Ascom Palmas)