22°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade
Anúncio

Centro de Artes de Babaçulândia é reaberto ao público

Centro de Artes de Babaçulândia é reaberto ao público

11/12/2019 às 15h39 Atualizada em 11/12/2019 às 15h42
Por:
Compartilhe:
Centro de Artes de Babaçulândia é reaberto ao público
OCentro de Artes se destaca na produção de artesanato utilizando comomatéria-prima o babaçu – Flávio Cavalera/Governo do Tocantins
Aos 87 anos, a artesã Clotilde Carvalho Vieira, que aindaconfecciona tipitis (espremedor de palha trançada usado para escorrer esecar a mandioca) com palha de buriti, comemorou a reabertura da Casa de Artesde Babaçulândia, na manhã desta quarta-feira, 11, cidade localizada ao norte doEstado, a 439 km de Palmas. Ela e outras mulheres da região passam a contar comuma importante referência para exposição e desenvolvimento de suas habilidades.
O Centro,que esteve fechado por quatro anos, foi apresentado ao presidente da Agência doDesenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra,parceiros e comunidade em geral.
Ao lado do prefeito Aleno Dias, a primeira-dama e secretáriamunicipal de Ação Social, Cleuma Batista Guimarães, mostrou todos osambientes do Centro, e falou da importância da retomada deste trabalho para acomunidade. "Quero agradecer ao Estado, ao nosso governador MauroCarlesse, que tem marcado presença em Babaçulândia por meio dos seussecretários, em especial da Adetuc e da Setas", enfatizou.
O Centro de Artes se destaca na produção de artesanatoutilizando como matéria-prima o babaçu, e pretende estimular as mulheres daregião a trabalharem com o produto. Traz, ainda, salas com produtos manuais,peças desenvolvidas pelos moradores da terceira idade, além de guardarfigurinos de manifestações tradicionais, a exemplo do Carnaval, do São João eda Via Sacra, considerada uma das melhores do Estado.
Segundo o presidente da Adetuc, Tom Lyra, o projeto tem oreconhecimento do Governo do Estado por sua relevância no estímulo à economiacriativa local, sendo mais um componente de desenvolvimento social e turístico."O governador Mauro Carlesse não tem medido esforços em fomentariniciativas como esta", enfatizou. (Fonte:Secom/Governo do Tocantins)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias