22°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade
Anúncio

Com investimento de R$ 7,5 milhões, Ministério do Turismo entrega obra no Maranhão

Com investimento de R$ 7,5 milhões, Ministério do Turismo entrega obra no Maranhão

20/12/2019 às 19h51 Atualizada em 20/12/2019 às 19h51
Por:
Compartilhe:
Com investimento de R$ 7,5 milhões, Ministério do Turismo entrega obra no Maranhão

Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, na cerimônia de entrega da revitalização e requalificação urbana do Complexo Ferroviário da cidade de Rosário (MA). Crédito: Roberto Castro/MTur 

Localizado na cidade de Rosário, Complexo Ferroviário irá beneficiarmoradores e turistas que visitam a região. Foto: Iphan

Acidade de Rosário, porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, conta com umnovo e moderno ponto turístico e cultural. Isso porque, nesta sexta-feira (20),o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, inaugurou a revitalização erequalificação urbana do Complexo Ferroviário de Rosário, símbolo dodesenvolvimento social e econômico da região no século XIX. A obra contou comrecursos do Ministério do Turismo, que somam R$ 7,5 milhões, e é uma das maisde 850 que já foram entregues pela Pasta em todo o Brasil neste ano.

Pelaprimeira vez no estado do Maranhão, o ministro Marcelo Álvaro Antônioparabenizou a população pela obra e destacou os avanços do turismo. "Oturismo cresceu dia a dia ao longo do ano de 2019 e acredito que possa crescerainda mais em 2020. Junto com o Iphan, vamos fazer um trabalho que iráproporcionar o aproveitamento dos patrimônios históricos do Brasil, conciliandoa conservação e potencialidade", destacou o ministro.

Com arevitalização, o local trouxe mais espaços com exposições que contarão ahistória e apresentarão o Patrimônio Cultural de Rosário. Além disso, apopulação local e os turistas terão à disposição uma biblioteca, salas para odesenvolvimento de atividades administrativas, ateliês para realização decursos, venda de produtos artesanais e um cinema/auditório com capacidade paraaté 83 lugares. Também faz parte da obra do Complexo Ferroviário a construçãode um novo prédio, que já abriga as atividades da Secretaria Municipal deAgricultura.

Aprefeita de Rosário, Irlahi Moraes, destacou a importância dessa parceria parao desenvolvimento turístico da cidade. "Hoje é um grande dia e de muitaalegria com a inauguração desse complexo ferroviário. Esta parceria entre aprefeitura, Iphan, MTur e o governo federal teve como objetivo valorizar anossa história e a nossa memória através da revitalização e valorização desselocal. O complexo confirma a importância da nossa tão amada Rosário e um marcode desenvolvimento do estado do Maranhão. Esta é uma grande conquista, esteprédio constitui o principal espaço cultural para os turistas que aquipassam", afirmou a prefeita.

Ainfraestrutura da cidade também foi beneficiada com a obra, já que foiconstruída uma rede de drenagem pluvial, asfaltamento da Rua Eurico Macedo,execução de calçadas e remodelação da área na esplanada, criando um conjunto depraças, onde foram incluídas as estruturas de um coreto e um anfiteatro. Alémdo ministro do Turismo, a cerimônia contou ainda com a participação dopresidente substituto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(Iphan), Robson de Almeida; do superintendente do Iphan no Maranhão, MaurícioItapary; e da prefeita de Rosário, Irlahi Moraes.

COMPLEXO FERROVIÁRIO - Inaugurada em 1º dejunho de 1919, a Estação de Rosário faz parte da Estrada de Ferro SãoLuís-Teresina e foi idealizada para ser uma estação intermediária, mas, pormais de 10 anos, funcionou como estação terminal para os trens que circulavamentre Rosário e a cidade de Caxias. Assim, a ponte passou a ligar por viaférrea o continente à ilha de São Luís e, consequentemente, à Estação JoãoPessoa na capital maranhense.

Aedificação da Estação de Rosário foi concebida com dois pavimentos no corpoprincipal, onde se exerciam as funções administrativas, de venda de passagens esala de espera. Sua implantação corresponde à porção central da esplanada emque se distribuem os demais prédios do complexo. O mais próximo dela é oarmazém, com planta em formato retangular e telhado em duas águas, apresentandoplataforma de carga e descarga pela linha férrea.

Umpouco mais distantes, as oficinas de manutenção eram originalmente duas e foramdispostas lado a lado, com a ferrovia passando entre elas. Estas edificações,verdadeiras naves industriais, comportavam as atividades de serralheria ecarpintaria e apresentavam planta retangular e aspecto interior diáfano, sendoconstruídas com tijolos maciços, estrutura de cobertura com tesouras metálicase telhas francesas. Trens de passageiros rodaram pela linha e fizeram uso daestrutura do complexo ferroviário de Rosário até o ano de 1991. (Fonte: Ascom/MTur)



* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias