O governador Carlesse determinou o repasse integral aos 139 municípiosdo estado e o senador Eduardo Gomes comemorou a liberação de recursos do Ministérioda Saúde para combate ao Covid-19O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, afirmou que o reforçofinanceiro para os municípios é uma medida do governo federal que fará muitadiferença na assistência. “O Tocantins já havia recebido o valor de R$ 3milhões para reforçar as ações preventivas, e com este novo recurso,sabidamente distribuído pelo Governador a todos municípios, poderemos melhorara assistência na ponta, nas portas de entradas do SUS [Sistema Único de Saúde],o que poderá evitar o agravamento dos casos, a lotação de leitos hospitalares eaté óbitos, neste momento de pandemia mundial”, afirmou.
Medidas
Desde o dia 11 de março, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS)declarou pandemia do novo Coronavírus, o governador do Tocantins tem editadovários decretos colocando em prática ações que visam conter a proliferação dadoença no Estado.
No boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nestaquinta-feira, 26, oito pessoas aparecem como infectadas pelo novo vírus. OMinistério da Saúde alerta que o pico da doença no Brasil deve ocorrer entre osmeses de abril e junho.
“O isolamento social é a forma mais eficaz para reduzir a onda detransmissão da doença e resguardar o sistema público de saúde que nãosuportaria uma grande quantidade de casos graves”, finalizou o titular da SES,Edgar Tollini.
Com informações Secom/Tocantins