Estudantes tocantinenses que ainda permanecem na Bolíviaretornarão ao Tocantins nesta quarta-feira, 29. Organizada pelo Governo doTocantins, uma nova operação de repatriamento foi iniciada na manhã dessesábado, 25.Umacomitiva com um ônibus da Polícia Civil, três micro-ônibus do Governo doEstado, um veículo do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), setepoliciais civis e dois policiais militares partiu de Palmas rumo ao municípiode Corumbá, no Mato Grosso, na divisa do Brasil com a Bolívia. A operação derepatriamento dos estudantes tornou-se possível graças ao empenho do governadorMauro Carlesse com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Coordenada pelo delegado de polícia e diretordo Gote, Rildo Barreira, a missão deve repatriar entre 90 e 95 estudantestocantinenses. A saída de Corumbá está prevista para esta segunda-feira,27, e a chegada em Palmas deve ocorrer na madrugada de quarta-feira.
Conforme destaca o coordenador da missão, os protocolos de segurança emsaúde preconizados pela Organização Mundial de Saúde estão sendo amplamenteseguidos e a chegada em Palmas seguirá o mesmo ritual da missão anterior, queresgatou estudantes brasileiros no Paraguai e também na Bolívia, ou seja, osestudantes serão levados para o Hospital Geral de Palmas para realizarem oexame de testagem da Covid-19. “Nosso objetivo é trazer todos em segurança paracasa”, finaliza Rildo Barreira.
Fonte: Governo do Tocantins