22°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade
Anúncio

Governo do Tocantins e MTur confirmam aposta no turismo interno durante videoconferência com a região das Serras Gerais

Governo do Tocantins e MTur confirmam aposta no turismo interno durante videoconferência com a região das Serras Gerais

04/05/2020 às 21h04 Atualizada em 04/05/2020 às 21h05
Por:
Compartilhe:
Governo do Tocantins e MTur confirmam aposta no turismo interno durante videoconferência com a região das Serras Gerais
Por Seleucia Fontes
Participantesda reunião falaram de planejamento para a futura retomada dos roteiros e tambémdo fortalecimento da instância de governança


Tom Lyra debateu a situação doturismo na região das Serras Gerais.
Adetuc/Governo do Tocantins

Se a retomada das operaçõesturísticas promete ser lenta, preocupando todos os setores envolvidos, seja daesfera pública ou iniciativa privada, há um consenso positivo: a tendência aregionalização da procura por roteiros de viagem após a pandemia do novoCoronavírus, e o aumento do interesse pelo ecoturismo.

Este foi um dos temas debatidos natarde desta segunda, 4, em videoconferência com a participaçãodo secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente daAgência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc),Tom Lyra, e representantes dos municípios da região turística das SerrasGerais.

A participação da coordenadora geralde Mapeamento e Gestão Territorial do Ministério do Turismo (MTur), Ana CarlaMoura, trouxe o foco para a questão da interiorização dos roteiros e aconsequente necessidade de se fortalecer as instâncias de governança regionais,que segundo ela serão fundamentais no processo de retomada do setor.

“É o momento de trabalharmos oturismo regional, não vai faltar turista querendo desfrutar do turismo denatureza”, disse, ressaltando a importância da adoção de medidas de segurançanos atrativos, hotéis e restaurantes.
“Acredito que o Tocantins será um dosestados mais beneficiados com essa tendência de retomada do turismo nacional,até mesmo em função da baixa densidade demográfica de suas regiões turísticasmais procuradas”, ressaltou Tom Lyra, que também pontuou a preocupação doGoverno do Estado com a situação econômica dos municípios e empresários –motivo pelo qual estão sendo distribuídas cestas básicas às populações maiscarentes – e a disposição ao desenvolvimento de estratégias conjuntas para asustentabilidade do setor. Também citou o empenho do Ministério do Turismo e doministro Marcelo Álvaro Antônio na divulgação das potencialidades do Estado.

A região das Serras Gerais éconsiderada a nova fronteira do turismo tocantinense, com potencial paraconquistar as mesmas atenções até então direcionadas ao Jalapão. É formadapelos municípios de Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis,Natividade, Pindorama, Rio da Conceição e Taguatinga, todos representados navideoconferência por seus secretários de turismo, além do prefeito deDianópolis, Gleibson Moreira. Também participaram representantes da Associaçãode Desenvolvimento do Turismo Sustentável e Produção Associada das SerrasGerais (Assegtur).

Em nome da Assegtur, a presidente e avice-presidente, respectivamente Jocierene Coelho Maranhão e Fernanda TainãCastro, ressaltaram a até então inédita presença do MTur na região e o empenhodo Governo do Estado, por meio da Adetur, em apoiar o desenvolvimento doturismo; lembraram o grande potencial da região, mas demonstraram preocupaçãoem estimular o maior envolvimento dos prefeitos com a instância de governança.

Docente e coordenadora do curso deturismo da Universidade Federal do Tocantins em Arrais, Valdirene Gomes dosSantos, ressaltou que apesar de ser uma região com fortes apelos para váriossegmentos turísticos, o setor não é um gênero de necessidade básica, sendo oprimeiro a sofrer com as restrições impostas pela pandemia. Também pontuou a dificuldadede comunicação com o restante do Estado. “A região já foi considerada corredorda miséria do Tocantins, precisamos de um olhar diferenciado”, pediu.

Segundo Tom Lyra, apesar dasdificuldades que o momento impõe, o Governo do Estado é solidário e parceiro nabusca de soluções para essa crise e lembrou que as videoconferências serãomantidas, como forma de interação com todas as regiões do Tocantins.

Fonte: Adetuc/Governo do Tocantins




* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias