Por Seleucia FontesA série de reuniões virtuais realizadas pelaAgência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) comprefeituras e empresários das regiões turísticas do Estado teve continuidadenesta quarta, 6, dessa vez com representantes dos municípios das regiões daIlha do Bananal e dos Lagos e Praias do Cantão, com a participação doNaturatins. Na ocasião, foi discutida a necessidade de elaboração de um planopara a futura retomada das operações turísticas nestes locais que sofremos reflexos da crise econômica causada pela pandemia.
ZenaideCosta, secretária de Turismo de Gurupi, reiterou a responsabilidade de seumunicípio, que está às margens da BR-153 e outras importantes rodoviasestaduais que dão acesso a vários municípios turísticos. “Temos que fortalecero turismo da região Sul mesmo com a pandemia”, argumentou.
RaimundoSouza, secretário de Turismo de Lagoa da Confusão, reiterou a necessidade deenfrentamento da crise de forma responsável, mas procurando o equilíbrioeconômico.
Avice-presidente do Fórum Regional de Turismo da Ilha do Bananal, Anne KarolinaVargas, ressaltou o desafio dessa instância governamental e a necessidade deadoção de medidas públicas para enfrentar o problema. Em resposta, asuperintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares apontou o papel dasinstâncias na elaboração do plano de retomada do turismo no Estado. “Pedimos acolaboração de todos”, completou.
Saúde da comunidade
Questionado,o presidente do Naturatins destacou a preocupação do Estado com a saúde dacomunidade e disposição para o trabalho conjunto de todas as pastas diretamenteenvolvidas no comitê de combate ao Coronavírus. “Sabemos das preocupações dosprefeitos, e enquanto o Decreto 6.071/2020 estiver em vigor estaremos tratandoconjuntamente da retomada das operações turísticas nos parques estaduais, comresponsabilidade”, ponderou.
Ajuda emergencial
Comoajuda emergencial, os prefeitos solicitaram apoio da pasta para conseguir juntoao Governo do Estado cestas básicas para serem entregues aospescadores, guias de turismo, barqueiros e garçons, afetados diretamente pelacrise. O presidente da Adetuc, Tom Lyra, se comprometeu a levar a demandaao governador Mauro Calesse. Para tanto, deverá receber o quantitativo detrabalhadores por município.
Alémde destacar a importância da elaboração de um plano para a retomada do Turismo,Tom Lyra reiterou ainda as ações que já estão em andamento, como distribuiçãode cestas e disponibilidade linhas de crédito do Fundo Geral de Turismo(Fungetur) para empresários. Tom Lyra também revelou que o governador MauroCarlesse está pleiteando recursos federais para as prefeituras investirem emobras estruturais e estruturantes.
Aofinal, as prefeitas de Araguacema, Isabella Simas, Caseara, Ildeslene Bernardo,demonstraram preocupação com o assédio dos turistas nesta pré-temporada depraia, revelando que já há grupos em busca de áreas para acampamento. Tom Lyraressaltou que, com a publicação do Decreto 6.092/2020, as prefeituras podemsolicitar apoio da Polícia Militar para isolar as praias e tomar outras medidaspreventivas.
Fonte: Adetuc/Tocantins