22°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade
Anúncio

Mais de 1.200 famílias da Capital já foram beneficiadas com entregas de cestas pelo Governo do Tocantins

Mais de 1.200 famílias da Capital já foram beneficiadas com entregas de cestas pelo Governo do Tocantins

13/05/2020 às 20h51 Atualizada em 13/05/2020 às 20h51
Por:
Compartilhe:
Mais de 1.200 famílias da Capital já foram beneficiadas com entregas de cestas pelo Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio daSecretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) entregou nestaquarta-feira, 13, mais de 220 cestas básicas ao Sindicato dos Taxistas dePalmas. A ação é parte do atendimento emergencial que vem sendo realizado noEstado em decorrência da pandemia do Novo Coronavirus.
Segundo o secretário da Setas, José MessiasAraújo, assistir às famílias vulneráveis do Estado, bem como apoiar ostrabalhadores que mais foram afetados com o isolamento social são as principaispreocupações do Governo com a ação: “As entregas tiveram início em 21 de marçoe já atendemos, até o momento, mais de 42 mil famílias nos 139 municípios.Na primeira etapa os idosos foram beneficiados e agora o foco são ostrabalhadores autônomos como os taxistas, mototaxistas, entre outros”, explicao gestor.
A secretária geral do Sindicato dos Taxistas do Tocantins, EuniceRodrigues da Silva, comenta que o apoio do Governo chega em boa hora: “Ostaxistas não estão impedidos de trabalhar, mas a procura pelo serviço diminuiumuito com as recomendações de isolamento social e alguns deles já estãopassando por dificuldades”. Além de Palmas, os taxistas de Araguaína, Gurupi eoutros municípios do Estado receberam os donativos.
Taxista em Palmas há 16 anos, Valdeci Alves Nogueira, relatou o dramavivido por sua família composta por esposa e quatro filhos: “Meus rendimentoscaíram em 80%, a gente sai para rua e não tem quem queira rodar, não entra odinheiro, mas continuamos precisando das coisas. Não tenho nem como explicar,só temos que agradecer por essa cesta, vai ajudar muito.”
Divanagoras dos Santos, taxista na Capital há dez anos, reforça que suarenda caiu em cerca de 90% e que ficou difícil manter a família com esposa efilhos onde só ele trabalha fora: “Estou indo para o ponto e tem dias que façouma corrida e outros que não faço nenhuma. A situação está desesperadora, sótenho a agradecer a iniciativa do Estado que vai garantir pelo menos o básico”.
Atendimento em Palmas
Na Capital já foram atendidas mais de 1.200 famílias e para garantir queas pessoas mais necessitadas recebessem os donativos, o Governo do Tocantinsbuscou a parceria de associações, igrejas, pastoral do idoso, casa derecuperação de dependentes químicos, sindicatos dos taxistas e mototaxistas e aSecretaria Municipal de Assistência Social.
Para o projeto “Dar de Comer e Promover Cidadania”, da Arquidiocese dePalmas, foram entregues 300 cestas. De acordo com o arcebispo Dom Pedro, oProjeto faz a entrega mediante um cadastro de famílias vulneráveis, e completa:“Os donativos são oriundos do Governo e outros parceiros e a entrega sempre éfeita com uma palavra de esperança que faça as pessoas entenderem o propósitoda vida. Somos uma obra social, mas também somos igreja”.
De acordo com o secretário executivo da Setas e responsável pelalogística das entregas, Tiago Costa, na primeira etapa da ação em Palmas foramentregues 500 cestas aos idosos, com a parceria da Secretaria Municipal deAssistência Social: “A seleção dos beneficiados foi feita com base no cadastrode idosos dos Cras [Centro de Referência e Assistência Social], por meio doSistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(Sisc)”, explica.
A entrega para os mototaxistas de Palmas ocorreu no dia 29 de abril, eatendeu 200 famílias. Quem agradece a iniciativa é o mototaxista, Lázaro Gomesda Silva. “Tenho três filhos e não estou podendo trabalhar em decorrência daPandemia, para minha família essa ajuda é fundamental”.
Sobre a Ação
A ação executada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria deEstado do Trabalho e Desenvolvimento Social teve início com o Decreto n° 6.070,de 18 de março de 2020, em que o governador Mauro Carlesse determinou situaçãode emergência no Tocantins em virtude dos impactos do novo Coronavírus.
A partir do decreto, a ação começou a ser realizada com recursos doFundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep-TO), baseada na Leinº 3.015, de 30 de setembro de 2015, que considera a decisão plenária do dia 23de março de 2020 (Resolução nº 01/2020, de 31 de março de 2020), que aprovou adestinação de recursos financeiros a órgão público estadual, para execução deprojeto social, na intenção de combater e erradicar a pobreza, com adistribuição de 200 mil cestas básicas à população necessitada.
 Próximos destinos da Ação
Nesta  quinta-feira, 14, a segunda etapa da Ação atende osmunicípios de Colinas do Tocantins, Guaraí, e Gurupi com a distribuição de1.342 cestas básicas.

Fonte: Secom Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias