Por Vania Machado
Governador Mauro Carlesse determina trabalho dedesinfecção em 20 cidades para conter a propagação da Covid-19 – Esequias Araújo/Governodo Tocantins
A Operação Fora Covid-19 inicia nasegunda-feira, 18, contemplando as cidades que lideram o ranking de casos, sãoelas: Palmas, Araguaína, Gurupi, Cariri do Tocantins, Nova Olinda, SãoMiguel do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Axixá doTocantins, Araguatins, Colinas do Tocantins, Guaraí, Praia Norte, Maurilândiado Tocantins, Wanderlândia, Augustinópolis, Darcinópolis, Xambioá, CoutoMagalhães e Tocantinópolis.
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronelReginaldo Leandro da Silva, a operação ocorrerá por tempo indeterminado,enquanto houver necessidade de proporcionar ambientes mais limpos e seguros aosmoradores desses municípios.
A aplicação do produto à base de água e hipoclorito será sempre das 18hàs 00h, e será realizada nos locais de maior aglomeração de pessoas comobancos, lotéricas, pontos de ônibus, entre outros. Caminhões autobomba ecaminhonetes do Corpo de Bombeiros serão utilizados na Operação.
“Essa é uma ação de descontaminação que será realizada em locais quepossivelmente estão contaminados. Sempre que uma pessoa com o vírus frequentalocais como esses, ela acaba propagando a doença, fazendo com que outraspessoas se contaminem. Então é uma iniciativa muito assertiva do governadorMauro Carlesse. Se uma vida for preservada em decorrência dessadescontaminação, já valeu toda a operação”, afirma Reginaldo Leandro.
Isolamento Domiciliar durante a Operação
O comandante-geral, coronel Reginaldo Leandro da Silva, pede aosmoradores que permaneçam em casa no momento da Operação. “É importante que omorador fique em casa, que não se aproxime, porque é um produto sensível à peleque pode causar irritações. Nossos homens estarão todos com equipamentos deproteção individual para evitar danos à pele, então é importante também que omorador se sensibilize e contribua ficando em casa no momento da desinfecção”.
“Esse trabalho, no entanto, não significa que o morador deve descuidardos cuidados de higiene pessoal, muito pelo contrário. Todos devem usarmáscaras, lavar as mãos, usar álcool em gel, manter o distanciamento das demaispessoas, para evitar a propagação do vírus”, complementa coronel ReginaldoLeandro.
O comandante-geral ressaltou que prefeitos de outras cidades quedesejarem essa ação podem solicitar à Defesa Civil Estadual. “Vamos atenderessas 20 cidades, mas outros municípios que estiverem com casoscrescentes e que quiserem que a operação seja realizada, nós podemos fazertambém”, finaliza.
Fonte: Secom/Tocantins