Jesuino Santana Jro novo decreto, é recomendável ao Poder Executivomunicipal a adoção de medidas de Distanciamento Social Ampliado (DSA)
Para o governadorMauro Carlesse, durante o período de restrição das atividades não essenciais, oGoverno do Tocantins atuou firmemente em ações para conter a proliferação donovo Coronavírus - Crédito: Governo do Tocantins
O decreto do Governo do Tocantins que determinasuspensão total das atividades não essenciais em 35 municípios chegará ao fimneste sábado, 23, às 18 horas. Com isso, o governador Mauro Carlesse editounovo documento, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira,22, com recomendações aos prefeitos para o enfrentamento da pandemia daCovid-19 nesses locais.
De acordo com o novo decreto, é recomendável aosChefes de Poder Executivo dos municípios a adoção de medidas de DistanciamentoSocial Ampliado (DSA), relativamente ao enfrentamento da Covid-19.
Para o governador Mauro Carlesse, durante o períodode restrição das atividades não essenciais, o Governo do Tocantins atuoufirmemente em ações para conter a proliferação do novo Coronavírus, a exemploda desinfecção dos pontos estratégicos nas cidades com mais casos confirmadosdo novo vírus.
“É importante que as pessoas fiquem em casa e sósaiam em caso de extrema necessidade, obedecendo os protocolos de segurançacomo o uso de máscaras e a não aglomeração, além do uso de álcool em gel 70%. OGoverno do Tocantins segue colocando em prática ações de proteção à população eorientando a todos para que tomem as medidas necessárias para evitar apropagação do novo Coronavírus”, assegurou o governador Mauro Carlesse.
Entenda
No último sábado, 16, o governador Mauro Carlesseassinou decreto suspendendo as atividades não essenciais de 35 municípios doTocantins. São eles: Aguiarnópolis; Ananás; Angico; Aragominas; Araguaína;Araguatins; Augustinópolis; Axixá; Buriti; Cachoeirinha; Cariri; CarrascoBonito; Caseara; Colinas; Couto Magalhães; Darcinópolis; Esperantina; Guaraí;Itaguatins; Luzinópolis; Maurilândia; Nazaré; Nova Olinda;Palmeiras; Praia Norte; Riachinho; Sampaio; Santa Terezinha; São Bento;São Miguel; São Sebastião; Sítio Novo; Tocantinópolis; Wanderlândia; e Xambioá.
As restrições foram anunciadas ainda na sexta, 15,pelo governador Mauro Carlesse durante reunião por videoconferência do Comitêde Crise para Prevenção do Novo Coronavírus, causador da Covid-19, em virtudedo crescimento de casos da doença nessas cidades. “É sim uma decisão muitodura, mas é necessária. Não podemos permitir um colapso na rede pública desaúde e contamos com a compreensão e engajamento de todos para vencermos essevírus que definitivamente não está de brincadeira”.
O decreto proibia a circulação de pessoas nosrespectivos municípios, exceto para serviços essenciais, com a apresentação dedocumento de identificação oficial com foto, sendo obrigatório o uso de máscarade proteção facial; deslocamento a hospitais, supermercados, farmácias ouestabelecimentos cujas atividades se enquadrem como essenciais; comparecimentoao trabalho, desde que no local sejam realizadas atividades consideradasessenciais; também estão proibidas a realização de visitas ou reuniões,públicas ou privadas, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam amesma residência, independentemente do número de pessoas, além darealização de atividades religiosas presenciais, facultando-se a ocorrência demodo remoto, virtual.
Fonte:Governo do Tocantins