Wédila JácomeDurante live e na presença da imprensa, a prefeita CinthiaRibeira anunciou nesta sexta-feira, 29, o PlanoEstratégico de Reabertura Econômica de forma gradual e com protocolos específicosde segurança para cada setor do comércio e serviços na cidade de Palmas.
Foto: Edu Fortes
Agestora destacou que a flexibilização do comércio iniciou ainda em abril com aautorização de alguns segmentos, e que essas novas etapas vão exigir protocolosmais rígidos de segurança específico para cada setor.
A partir de 08 de junho, a fase ‘A’ do programa prevê a abertura docomércio varejista, concessionárias, lojas de departamento, praças e parques,respeitando os protocolos, higienização local, disponibilidade de dispenserspara álcool em gel, uso de máscaras e o distanciamento mínimo de 1,5 metros.
Para o dia 15 de junho, a fase ‘B’ compreende a reabertura dosshoppings, com exceção dos entretenimentos, como cinema e praça de alimentação,que ainda não tem previsão de reabertura, por requerer um protocolo ainda maisrigoroso; abertura de restaurantes, academias, escolas de natação e esportes.
As datas foram estabelecidas com embasamento técnico de estudosrealizados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE PalmasCovid-19), amparado pelo cenário epidemiológico da Capital. “E estamos dandoesse prazo, para que as empresas tomem as medidas sanitárias epossam treinar suas equipes para esse novo formato de atendimento. Mas, seobservarmos que esse movimento possa comprometer os nossos leitos e respiradores,poderemos recuar e apresentar uma nova data”, completou a prefeita.
Ela destacou que o momento não é de dar um passo maior sem segurança.“Não cederemos ao capricho de pessoas que não compreendem esse momento, poisnão vamos sair da quarentena, não vamos abandonar as regras de segurança, umavez que não podemos negar que este vírus existe, não podemos negar osenfrentamentos que ainda precisamos tomar”.
Protocolos de segurança
Sobre os protocolos específicos já estabelecidos para cada setor, agestora explicou que é uma forma de dividir responsabilidade entre o poderpúblico, empresas e representações de classe. Um termo de responsabilidadedeverá ser assinado por cada estabelecimento, se comprometendo a cumprir asrecomendações dos protocolos e da Vigilância Sanitária do Município, edeverá estar visivelmente fixado no local o compromisso firmado para suareabertura.
Em caso de descumprimento, o estabelecimento poderá ser fechado pelaVigilância Sanitária. E as representações de classe ficarão responsáveis porfazer capacitação com cada seus empresários.
Reordenamento de horário
Dentro do plano de tentativa de volta à nova realidade, da forma maisnormal possível, Cinthia Ribeiro foi enfática que os estabelecimentos agora vãoprecisar trabalhar de forma escalonada, não podendo mais funcionar de 8 às 18horas, para não impactar no transporte público, provocando assim aglomerações.
Transporte público
Antes do início da quarentena o transporte público em Palmas era dequase 100 mil embarques/dias, atualmente a média é de 23 mil embarques/dia.Durante esses dois meses o sistema vem passando por mudanças para atender asnormas de segurança.
Para a retomada de outros setores do comércio, o secretário deSegurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Durval Ribeiro, disse que a fiscalizaçãoserá redobrada e caso os agentes de trânsito e transporte verifiquem queprecise colocar mais veículos para circular, a empresa será acionadaimediatamente e para que sejam disponibilizados mais coletivos
Cenário epidemiológico que possibilita a retomada
Para o secretário Municipal de Saúde, Daniel Borini, o cenárioepidemiológico da Covid-19 em Palmas não está controlado, mas sob controle. Acontinuidade disso vai depender da atitude das sociedade e dos empresáriosnessa fase de retomada de outros setores do comércio.
Em sua apresentação, o gestor mostrou a evolução do número de casos, queaponta uma redução da velocidade de transmissão do vírus em Palmas, provocadaprincipalmente pelas medidas adotadas até o momento.
“Hoje os números de recuperados são maiores que os casos que estão emacompanhamento e podem ainda agravar. Hoje temos nossas UPAs preparadas, para caso haja umasuperlotação dos hospitais, termos como assistir os paciente. Lembrando que nãoé competência das UPAs, mas como vimos em outras cidades, aqui estaríamospreparados”.
Segundo o relatório apresentado, nas UPAs têm alas exclusivas paraportadores do novo coronavírus, sendo que que na UPA Norte tem 12 leitos e seisrespiradores, e na UPA Sul nove leitos e seis respiradores. Palmas conta com 18leitos de UTI na rede pública e 16 na rede privada. “Ontem não tínhamos nenhumpaciente ocupado esses leitos, hoje temos um”, ressalta o secretário.
Quanto aos leitos clínicos, sejam eles nos hospitais públicos ou privados, omunicípio de Palmas conta com 20 públicos e 25 leitores clínicos privados,exclusivos a pacientes da Covid-19. A baixa no número de ocupação hospitalar emPalmas foi outro fator para que o município pudesse flexibilizar ainda mais ocomércio. “Em Palmas, a ocupação nunca passou de 35%, quer seja de leitosclínicos, quer seja de UTI”, complementou o secretário.
Cinthia Ribeiro lembrou ainda que a média e alta complexidade hospitalarnão é de responsabilidade do município, “Mas Palmas não está se eximindode sua responsabilidade dentro desse cenário epidemiológico”, Só complementa,disse a gestora remetendo à explanação do secretário Daniel de que as duas UPAsde Palmas possuem alas com respiradores preparadas para receberem taispacientes, caso precise, reforçando que até o momento não houve nenhumainternação nesses leitos exclusivos para pacientes da Covid-19.
Plano de retomada
Construído de forma integrada e alinhada, priorizando a vida e saúde dapopulação palmense, o Plano Estratégico de Reabertura Econômica vem apósdiálogo da gestão com a classe empresarial, que juntos definiram estratégias eos protocolos de segurança para a retomada gradual, de forma consciente, sem seesquecer das recomendações, práticas e orientações da Organização Mundial deSaúde.
Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego,Mila Jaber, a retomada do crescimento econômico foi feito com base em algumasfases: Na fase vermelha, com maior contaminação, foi feito apenas a liberaçãopara serviços essenciais; na fase laranja, ainda em abril foi feita eventuaisliberações, como alguns serviços. Hoje, Palmas está na fase amarela comflexibilização já de vários comércios o que representa quase 75% já abertos.
“Para o mês de junho vamos dar um passo na fase azul que é a aberturaparcial, como a abertura do comércio varejista, shopping, academias. Para afase verde, quando a doença tiver mais controlada, teremos a abertura dasdemais atividades” completou a secretária. Sobre as demais atividades, omunicípio ainda não estipulou data para a reabertura.
Segundo o relatório apresentado pela secretária, Palmas conta com 37 milempresas. Atualmente 74,93% já estão abertas e 25,07 % são as que estãoproibidas de funcionar, e dentro desse percentual também estão bares erestaurantes que estão funcionando parcialmente.
Fase A - a partir de 08 de junho
Abertura do comércio varejista, concessionárias, lojas de departamento,parque e praças.
Fase B - a partir de 15 de junho
Abertura de shopping, restaurantes, academia, escolas de natação eesportivas.
Fonte: Prefeitura de Palmas