22°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade
Anúncio

Governo do Estado envia 10 novos respiradores para Hospital de Augustinópolis

Governo do Estado envia 10 novos respiradores para Hospital de Augustinópolis

01/06/2020 às 20h49 Atualizada em 01/06/2020 às 20h49
Por:
Compartilhe:
Governo do Estado envia 10 novos respiradores para Hospital de Augustinópolis
Rafael Miranda  



O governador Mauro Carlesse destacou o empenho de toda a nossabancada federal, mas em especial do senador Eduardo Gomes e o deputado federalCarlos Gaguim. (Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins)

No últimofim de semana de maio, o Estado recebeu 20 novos respiradores, que serãodestinados aos pacientes dos casos mais graves do novo Coronavírus. Na última segunda-feira, 25, osecretário estadual da Saúde, Edgar Tollini, esteve pessoalmente na sede doMinistério, em Brasília, acompanhado do Senador Eduardo Gomes, para tratarsobre a disponibilização dos aparelhos para o Estado do Tocantins.

Do totalde respiradores, dez serão instalados já nos próximos dias no Hospital Regionalde Augustinópolis (HRA), por determinação do governador Mauro Carlesse, e os demais vão ser destinados conforme avaliaçãotécnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES).


Os respiradores adquiridos peloGoverno do Tocantins têm papel fundamental no tratamento dos casos graves daCovid-19. (Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins)

“Tivemosum aumento de casos naquela região, e foi um pedido do senador Eduardo Gomesque parte dos respiradores fossem destinados para lá. Enquanto isso, o Governodo Tocantins já prepara também a contratação de mais profissionais médicos paraatender essas Unidades de Tratamento Intensivo”, destaca o secretárioEdgar Tollini.

Linha de Frente

O últimoboletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nestasegunda-feira, 1º de junho, apontou que no Tocantins existem 4.345 pessoasinfectadas e 76 mortes pela Covid-19.

Responsáveispela linha de frente no atendimento aos casos da Covid-19, osprofissionais de saúde tiveram seu trabalho elogiado pelo governador MauroCarlesse.


Responsáveis pela linha defrente no atendimento aos casos de Covid-19, os profissionais de saúde tiveramseu trabalho elogiado pelo governador Mauro Carlesse. (Mylena Ribeiro/Governodo Tocantins)

“Apesardo avanço da pandemia, é preciso que destaquemos a importância e garra dosprofissionais na área de saúde. Durante toda essa crise, eles vêm trabalhandocom seriedade, coragem e sendo um agente forte em prol da vida. Então querodeixar aqui todo os meus agradecimento e reconhecimento pelo brilhante trabalhoque vem desenvolvendo”, elogia o governador Mauro Carlesse.

Equipamentos

Osrespiradores adquiridos pelo Governo do Tocantins têm papel fundamental notratamento dos casos graves da Covid-19. Como o vírus pode provocar um estadoinflamatório nos pulmões, torna-se necessário o uso destes equipamentos para achamada respiração mecânica, quando indivíduo já não consegue sozinho promovera troca de oxigênio.

Estima-seque entre os pacientes acometidos pela Covid-19, cerca de 5% podem precisar deum leito nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) — sendo a maioria comnecessidade de usar os respiradores.

Novas Ações

Além daaquisição de mais respiradores, o Governo do Tocantins recebeu na semanapassada doações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) quevão ajudar na ampliação da testagem para o diagnóstico do Coronavírus.

Foramentregues uma centrífuga e insumos, como álcool etílico absoluto, 12 milponteiras para análises de PCR, swabs (coletores de amostra) estéreis, tubosfalcon (usados na análise de PCR) e pipetas. A Embrapa colocou também seupróprio laboratório a disposição para novas testagens.

Fonte: Governo do Tocantins


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias