22°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade
Anúncio

Medidas de enfrentamento à Covid-19 e anúncio do retorno do ano letivo marcam a semana do governador Mauro Carlesse

Medidas de enfrentamento à Covid-19 e anúncio do retorno do ano letivo marcam a semana do governador Mauro Carlesse

05/06/2020 às 20h56 Atualizada em 05/06/2020 às 20h56
Por:
Compartilhe:
Medidas de enfrentamento à Covid-19 e anúncio do retorno do ano letivo marcam a semana do governador Mauro Carlesse
Vania Machado
Ações visam fortalecer municípios e dartransparência a todos os atos da administração

GovernadorMauro Carlesse ressalta que medida de responsabilização objetiva dar maissegurança e transparência aos contratos firmados pela administração pública(Esequias Araújo/Governo do Tocantins)

A primeira semana dejunho foi marcada por uma série de ações e anúncios feitos pelo governador doEstado do Tocantins, Mauro Carlesse, que impactarão positivamente a populaçãodo Estado, trazendo benefícios em diversas áreas como saúde, educação e economia.

Na segunda-feira, 1º dejunho, o governador Mauro Carlesse anunciou que o Governo do Tocantins seprepara para entregar 433 novos ônibus escolares que vão atender alunos dos 139municípios. Mais de 200 já se encontram na Praça dos Girassóis, em Palmas, seguindoos trâmites administrativos para formalização de cessão, circulação epatrimônio; outros 99 veículos já estão na fase montagem na fábrica e 114 estãosendo fabricados. 


Governo doTocantins adquiriu 433 novos ônibus escolares para melhorar o transporte dealunos em todos os 139 municípios (Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins)

Os recursos investidosna aquisição dos novos ônibus são oriundos de emendas parlamentares da bancadafederal, mais aporte de recursos do deputado federal Carlos Gaguim e do senadorEduardo Gomes, totalizando R$ 86,5 milhões. “Graças a mais uma parceria com osnossos parlamentares, adquirimos esses novos veículos para atender os estudantesde todos os nossos municípios. Sabemos da realidade do nosso povo, que nemtodos moram perto da escola e, portanto, precisam desse transporte. Agora terãomais conforto e segurança nesse trajeto, contribuindo também para o seuaprendizado”, afirma o governador Mauro Carlesse.

Enfrentamento àCovid-19


Equipamentosforam entregues pelo Ministério da Saúde no fim de semana e foram obtidosatravés do trabalho da bancada federal, em especial do senador EduardoGomes e do deputado Carlos Gaguim (Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins)

Também nasegunda-feira, o governador Mauro Carlesse determinou o envio de dezrespiradores ao Hospital Regional de Augustinópolis (HRA), região do Bico doPapagaio, para atender os pacientes acometidos pela Covid-19 que necessitaremdo aparelho. As unidades fazem parte do lote de 20 respiradores obtidospelo Estado junto ao Ministério da Saúde (MS).

O envio dos novosrespiradores ao Tocantins contou mais uma vez com o apoio da bancada federal,novamente lembrada pelo governador Mauro Carlesse. "Quero destacar oempenho de toda a nossa bancada, mas em especial do senador Eduardo Gomes e odeputado federal Carlos Gaguim. É importante que a gente possa contar com esseapoio em um momento crítico e que precisamos de soluções rápidas”, agradece.

Ainda na segunda-feira,durante reunião por videoconferência do Comitê de Crise para Prevenção do novoCoronavírus, foi anunciado que os profissionais da rede pública de saúde doTocantins, que estão ligados às unidades de saúde no combate à Covid-19, vãoreceber uma compensação financeira. A medida já está sendo formatada pela CasaCivil e deverá ser enviada à Assembleia Legislativa (AL/TO), para apreciação evotação dos deputados, o mais rápido possível.

Além disso, o Governodo Tocantins está trabalhando para fortalecer a rede de assistência à saúde einstalar mais 38 leitos de UTI-Covid: dez no Hospital Regional deAugustinópolis, 20 no Instituto Sinai de Araguaína e outros oito no HospitalRegional da cidade. Os equipamentos para a montagem destes novos oito leitos jáforam enviados para Araguaína. Atualmente, o Estado conta com 139 leitosclínicos e 54 leitos de UTI-Covid. 

“Isso sem falar quetemos mantido em dia os repasses fundo a fundo para todos os 139 municípios.São mais de R$ 14 milhões até junho deste ano. Dessa forma, a gestão fortaleceos municípios com recursos que os ajudam a organizar suas ações deenfrentamento à pandemia, diminuindo o impacto na rede de saúde estadual”,afirma o Governador.

Responsabilização

Já na quarta-feira, 3,com foco na transparência e segurança nos processos de aquisição feitos peloGoverno do Tocantins, o governador Mauro Carlesse regulamentou por meio doDecreto 6.105, publicado na mesma data, o processo administrativo para responsabilizarempresas que praticarem atos lesivos contra a administração pública estadual. Oprocesso de apuração de danos pode resultar em multa e restrição quanto acelebrar novos contratos ou participar de licitações com Estado, União emunicípios.

Volta às aulas


A retomadado ano letivo acontecerá de forma gradual a partir de 29 de junho e oencerramento será dia 31 de janeiro (Elias Oliveira/Governo do Tocantins)

Nessa quinta-feira, 4,a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) anunciou oretorno do ano letivo de 2020, com aulas não presenciais de 29 de junho a 31 dejulho para os alunos do 3º ano do ensino médio, e presenciais a partir de 3 deagosto, de forma gradual, para todos alunos rede, devendo o ano letivo seencerrar no dia 31 de janeiro de 2021. As aulas estão suspensas no Tocantinsdesde março deste ano, como medida preventiva à pandemia da Covid-19.

A secretária deEducação, Adriana Aguiar, destacou que a retomada é uma determinação dogovernador Mauro Carlesse, assegurando o cumprimento de todas as normas desaúde e segurança aos alunos e profissionais da educação, observando ainda asituação epidemiológica do Estado.

“É preciso que fiquemuito claro que, mesmo com todas estas medidas previstas, o retorno dasatividades presenciais no início de agosto dependerá da situação epidemiológicano Estado. Asseguramos o direito dos estudantes à educação, mas não podemosperder de vista que cuidar da saúde e da vida é o principal neste momento depandemia”, conclui a secretária.  

Fonte:Governo do Tocantins


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias