22°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade
Anúncio

Governo e prefeituras discutem protocolos de segurança para a região do Jalapão

Governo e prefeituras discutem protocolos de segurança para a região do Jalapão

10/06/2020 às 21h42 Atualizada em 10/06/2020 às 21h42
Por:
Compartilhe:
Governo e prefeituras discutem protocolos de segurança para a região do Jalapão
Seleucia Fontes
As operaçõesturísticas na região foram interrompidas em março, para conter a propagação daCovid-19.


Reunião destaterça envolveu gestores municipais e estaduais. Flávio Cavallera

Até o final de junho, os protocolos de segurança que nortearão areabertura da Região Turística Encantos do Jalapão estarão definidos. Um calendáriode ações neste sentido foi discutido nesta terça, 9, em reunião na sededa Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa(Adetuc) com a equipe da Pasta, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins),prefeitos e secretários de Meio Ambiente e Turismo de Mateiros, Ponte Alta eSão Félix do Tocantins.

O encontro foiconduzido pelo presidente da Adetuc e secretário da Indústria, Comércio eServiços (Sics), Tom Lyra, que ouviu dos presentes suas demandas e sugestões aserem repassadas ao governador Mauro Carlesse. “Estamos trabalhando em parceriacom as prefeituras municipais para garantir segurança aos moradores da região eaos turistas”, disse o gestor, lembrando que, em 2019, o Jalapão recebeu maisde 50 mil visitantes, sendo 35% oriundos de São Paulo, que hoje é o estado commaior número de infectados pelo novo coronavírus (Covid-19).

O Jalapão é aregião turística tocantinense mais conhecida dentro e fora do Brasil, mas suareabertura requer atenção devido a suas especificidades, como a dificuldade deacesso, que ao mesmo tempo preserva belezas naturais e mantém sua populaçãoisolada. Para os prefeitos municipais, o maior desafio é a limitação do sistemade saúde.

“Os repassesfederais para a Saúde são muito baixos, temos que focar nos protocolos deprevenção”, apontou Marlen Ribeiro Rodrigues, de São Félix, enfatizandocuidados especiais com as comunidades quilombolas, como o Prata e Mumbuca, quepossuem grande quantidade de pessoas idosas que precisam sentir-se seguras.

“Defendemos umavolta gradativa e responsável”, defendeu o prefeito de Ponte Alta, KleberRodrigues de Sousa, ressaltando que a avaliação do surgimento de casos deveráser constante. João Martins Neto, gestor municipal de Mateiros também pontuou adificuldade de manter profissionais da saúde no município, sendo necessário queas medidas preventivas comecem já em Palmas, no aeroporto, com a participaçãoativa dos operadores de turismo.

O presidente doNaturatins, Sebastião Albuquerque, lembrou que o Conselho da Área de ProteçãoAmbiental do Jalapão, que conta com representação de todos os municípios e daAdetuc, já está trabalhando em protocolos de segurança que deverão passar pelaaprovação do Comitê Gestor de Crise para Prevenção da Covid-19, coordenado pelopróprio governador Mauro Carlesse. O gestor sugeriu que se faça um levantamentoda atual demanda por viagens junto aos operadores de turismo. “Neste momento, atendência de todos os estados é manter os parques estaduais e nacionaisfechados”, explicou Albuquerque.

Resoluções

Ao final dareunião, ficou definido que 22 de junho será o prazo máximo para que osmunicípios do Jalapão apresentem seus protocolos de segurança, que deverão serdefinidos pelos respectivos Conselhos Municipais de Turismo. No dia 25 haveráuma videoconferência para alinhamento das propostas e está previsto para o dia30 um encontro com gestores estaduais e municipais, bem como todos osrepresentantes do trade turístico para a definição da proposta de abertura dasoperações turísticas.

Fonte: AdetucTocantins

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias