Anúncio foi feito durante reunião comPrefeitos; equipamentos foram adquiridos com recursos destinados pela BancadaFederal ao Estado Fotos: Aldemar Ribeiro/Governo doTocantins
Governador Mauro Carlesse recebeucomitiva de prefeitos e confirmou que entrega de maquinário ocorrerá dia 29
O Governador Mauro Carlsse confirmou namanhã dessa segunda-feira, 15, em reunião no Palácio Araguaia, com a participação dosenador Eduardo Gomes via telefone, deputado federal Carlos Gaguim e prefeitosliderados pelo presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), JairoMariano, que o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Simonetti Marinho(que também participou da reunião por telefone), virá à Capital no próximo dia 29,para a entrega simbólica de 231 máquinas pesadas ao Governo do Tocantins.
A intenção da Gestão Estadual édestinar os maquinários aos 139 municípios, no entanto, em decorrência do anoeleitoral, foi realizada uma consulta junto ao Tribunal Regional Eleitoral(TRE) para saber qual a maneira correta de entregar os veículos.
O Governo do Tocantins já começou areceber as novas máquinas e os ônibus escolares, que estão sendo estacionadasem frente ao Palácio Araguaia.
O Governo do Tocantins já começou areceber as novas máquinas que estão sendo estacionadas em frente ao PalácioAraguaia. O valor do investimento é de mais de R$ 60,5 milhões, oriundos deemenda coletiva da bancada do Tocantins no Congresso Nacional (legislatura2015/2018). Com os recursos foram adquiridas 139 retroescavadeiras sobrerodas (mais de R$ 33,7 milhões), 80 pás carregadeiras sobre rodas (mais de R$ 21,9milhões) e 12 escavadeiras hidráulicas com esteira (mais de R$ 4,7 milhõesinvestidos).
Durante a reunião, o governador MauroCarlesse destacou que tem conhecimento das necessidades dos gestores e que vêmbuscando dar agilidade a tramitação legal para que os equipamentos cheguem omais rápido possível aos municípios. “Sempre estamos de portas abertas parareceber nossos prefeitos e buscarmos soluções para beneficiar nossosmunicípios. Hoje, fechamos uma data na qual o próprio Ministro virá ao Tocantinsfazer a entrega das máquinas ao Governo do Estado e depois, quando as máquinasforem patrimoniadas e os trâmites estiverem todos completos, disponibilizaremosaos municípios para que estes possam utilizar os equipamentos para melhorar odeslocamento da população e o escoamento da produção agropecuária”, explicou.
Presidente da ATM reforçouagradecimento ao Governo do Estado pelo apoio aos municípios
O presidente da AssociaçãoTocantinense dos Municípios (ATM) e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano,destacou seu reconhecimento pela presteza da Gestão Estadual em sempre estardisponível para atender os pleitos dos municípios. “Nós agradecemos muito adisponibilidade do Governador em nos atender e a sensibilidade de imediatamentefalar com o ministro e definir uma data para a entrega dos equipamentos. Jápassou o período chuvoso e nós temos uma demanda muito grande pela prestação deserviço dessas máquinas”, disse.
Fazendo parte da comitiva, o prefeitode Piraquê, Eduardo dos Santos Sobrinho, destacou o perfil municipalista doChefe do Executivo tocantinense. “Desde que era deputado, o governador MauroCarlesse se mostrava municipalista e hoje ele provou mais uma vez que esteperfil é real. Ele permanece aberto ao diálogo, disposto a ajudar os municípiose quem ganha com isso é o povo”, ratificou.
O prefeito de Peixe, José AugustoBezerra, afirmou que os maquinários serão de grande ajuda para os municípios.“Já conhecemos a postura do Governador, sabemos que não é falta de vontade, masque existem os trâmites burocráticos que precisam ser respeitados. Estou muitofeliz e ansioso, pois os municípios não têm estrutura de maquinário e estaajuda do Governo do Tocantins é de suma importância para que consigamosrecuperar a malha viária e trazer benefícios para a nossa população”, destacou.
Já o prefeito de Augustinópolis,Júlio da Silva Oliveira, aproveitou a oportunidade para agradecer ao governadorMauro Carlesse e ao deputado federal Carlos Gaguim o apoio aos municípiostocantinenses. “Parabenizo o Governador e o deputado Gaguim pelo empenhoem manter sempre firme a parceria com os municípios”, disse.
Deputado Carlos Gaguim (de vermelho) ressaltou queBancada Federal trabalha para trazer mais recursos para o Estado
Acompanhando os prefeitos, o deputadofederal Carlos Gaguim reforçou o trabalho que vem desempenhando, juntamente coma bancada federal e o senador Eduardo Gomes no sentido de sempre beneficiar oTocantins. “Juntamente com o senador Eduardo Gomes, temos feito umtrabalho especial de busca por mais recursos e para que isto aconteça aparceria com o Governo do Tocantins tem sido essencial”, afirmou.
Os recursos para aquisição domaquinário foram liberados por meio da Superintendência do Desenvolvimento daAmazônia (Sudam), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), eo processo licitatório foi conduzido pela Agência Tocantinense de Transportes eObras (Ageto).
Ônibus Escolares
Além dos maquinários, o governadorMauro Carlesse informou no último dia 10, que determinou a Secretaria de Estadoda Educação, Juventude e Esportes (Seduc) que prepare a entrega dos 433 novosônibus adquiridos para o transporte escolar dos 139 municípios tocantinenses atéo dia 20 de julho.
Os veículos estão sendo obtidos pormeio de quatro processos conduzidos pela Seduc. A previsão inicial era que aentrega fosse escalonada entre os meses de julho, agosto e setembro, porém oGoverno do Tocantins vem trabalhando para que este prazo seja unificado emjulho.
Dos 433 veículos, 203 já passaram porrevisão na concessionária e agora seguem os trâmites administrativos paraformalização da cessão, circulação e patrimônio. Outros 17 ônibus estão sendoenviados pela fábrica ao Tocantins, 99 já estão em fase de montagem e os demais114 serão fabricados.
Fonte:Governo do Tocantins