22°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade
Anúncio

Reabertura do Jalapão para turismo depende de protocolos de segurança em saúde

Reabertura do Jalapão para turismo depende de protocolos de segurança em saúde

22/06/2020 às 20h59 Atualizada em 22/06/2020 às 21h00
Por:
Compartilhe:
Reabertura do Jalapão para turismo depende de protocolos de segurança em saúde
A retomada das operações turísticas na região Encantos do Jalapão aindadepende da apresentação de protocolos de segurança em saúde pelos municípios eaprovação do governador Mauro Carlesse.
Fotos: Divulgação


Prefeito KleberRodrigues e Tom Lyra, durante reunião em Ponte Alta

As propostasdeverão ser entregues até 30 de junho, conforme orientação do presidente daAgência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) esecretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra. O gestor esteveem Ponte Alta, Mateiros e São Félix do Tocantins, entre os dias 18 e 21, paraouvir as demandas dos representantes destes municípios.

Os encontrospresenciais ocorreram após uma série de videoconferências e reuniões com osprefeitos Kleber Rodrigues (Ponte Alta), João Martins Neto (Mateiros) e MarlemRibeiro Rodrigues (São Félix). Participaram representantes de cada prefeitura,incluindo prefeitos e secretários municiais, dos conselhos municipais deTurismo, artistas, empresários e moradores, sempre respeitando as regras dedistanciamento e uso de máscaras.


A agenda dereuniões terminou em São Félix

Em cada cidade,Tom Lyra relatou as ações governamentais voltadas a minimizar os impactadoscausados pela pandemia da Covid-19, como a distribuição de cestas básicas àpopulação mais carente e aos profissionais da economia criativa que dependemdiretamente do turismo e da realização de eventos para garantir seusrendimentos. Lembrou ainda da abertura de linhas de crédito e microcrédito parasocorrer os empresários.

“Os protocolos desegurança devem ser amplamente discutidos e definidos pelos ConselhosMunicipais de Turismo; caberá à Superintendência de Turismo alinhar todas aspropostas apresentadas para levarmos ao governador Mauro Carlesse”, explicouTom Lyra, lembrando que a reabertura das operações turísticas poderá ocorrer apartir de agosto, desde que todos os protocolos estejam em acordo com asorientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), e corretamente adotadospelos empreenderes da região. “A reabertura deverá ocorrer de forma segura eresponsável, visando a recuperação econômica e a saúde dos moradores da região”,ressaltou.

O Jalapão é aregião turística tocantinense mais conhecida dentro e fora do Brasil. Suareabertura está condicionada a protocolos que busquem evitar a entrada deturistas contaminados pelo novo coronavírus, em função das limitações dosistema de saúde e de acesso.

Em 2019, o Jalapãorecebeu mais de 50 mil visitantes, sendo 35% oriundos de São Paulo, que hoje éo estado com maior número de infectados.

As visitaçõespúblicas ao Parque Estadual do Jalapão e à Área de Proteção Ambiental doJalapão continuam suspensas, conforme o Decreto 6.067, publicado no DiárioOficial de 17 de março.

Fonte: AdetucTocantins 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias