Intervenções em todo o país contaram com repasses demais de R$ 200 milhões do órgãoUma das principais avenidas de Gramado (RS) foirevitalizada com aporte do MTur. Crédito: Prefeitura de Gramado
Um balanço do Ministério do Turismo revela que, durante oprimeiro semestre de 2020, 443 obras apoiadas financeiramente pelo órgão, emtodas as regiões do país, tiveram trabalhos concluídos. Os projetos, quereceberam R$ 201,9 milhões do MTur, incluem serviços como pavimentaçãoasfáltica, revitalização de orlas, a construção e a reforma de praças, entreoutros.
O Nordeste lidera o ranking de ações finalizadas (155), seguidodo Sul (133), do Sudeste (84), do Centro-Oeste (44) e do Norte (27). Já os 10estados que mais tiveram obras encerradas foram Rio Grande do Sul, São Paulo,Santa Catarina, Paraná, Maranhão, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte, MinasGerais e Sergipe. Em Gramado (RS), por exemplo, foi concluída a quinta etapa darevitalização da Avenida Borges de Medeiros, um dos principais pontosturísticos da cidade, que contou com R$ 3,5 milhões do MTur.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destaca o empenhodo órgão para, em meio à pandemia de Covid-19, garantir a conclusão detrabalhos. Ele ressalta que as obras ajudam a preparar destinos para a retomadado mercado de viagens.
“Mesmo com a pandemia, e todas as dificuldades que acompanhamesta situação, é importante dizer que o trabalho não parou no Ministério doTurismo. Mais de R$ 200 milhões foram investidos nestas obras em todo o país”,disse. “São ações importantes para fortalecer o Turismo ainda mais, porquenossa missão é deixar o setor pronto para a retomada. Especialmente porque,após a pandemia, as viagens domésticas devem ganhar um forte impulso,contribuindo para o desenvolvimento do setor e a consequente geração de empregoe renda”, observa.
Os maiores aportes do MTur no período ocorreram nas regiõesNordeste (R$ 63,3 milhões), Sudeste (R$ 62,4 milhões), Sul (R$ 43,1 milhões),Centro-Oeste (R$ 18,2 milhões) e Norte (R$ 14,7 milhões). Por outro lado, os 10estados que mais receberam recursos foram São Paulo, Rio Grande do Sul, SantaCatarina, Goiás, Maranhão, Bahia, Ceará, Paraná, Alagoas e Rio Grande do Norte.
Os empreendimentos são realizados, preferencialmente, nosmunicípios que constam do Mapa do Turismo do Brasil, ferramenta do Programa deRegionalização do Turismo (PRT) que orienta a aplicação de recursos públicos emdestinos que adotam o turismo como estratégia de investimento e alternativa deretorno econômico. As verbas são provenientes do orçamento do MTur e de emendasparlamentares apresentadas ao órgão.
RETOMADA - A fim de proporcionar ogradual retorno de atividades no país em meio à pandemia, o MTur disponibilizagratuitamente o selo Turismo Responsável - Limpo e Seguro a empreendimentos de15 ramos turísticos. Em pouco mais de um mês, o selo, que indica a adoção deprotocolos sanitários pelos interessados, já foi requerido por mais de 8 milprestadores de serviços da área de todo o país. Clique aqui para maisinformações.
Fonte: MTur