Açõesevidenciam fortalecimento das relações com diferentes poderes
Estado recebeu 450 mil unidades de Equipamentos deProteção Individual (EPIs) da empresa JBS - Aldemar Ribeiro/Governo doTocantins
Ogovernador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, iniciou esta semanarecebendo representantes da empresa JBS, que doaram 450 mil unidades deEquipamentos de Proteção Individual (EPIs) destinados aos profissionais desaúde do Estado, e a encerrou, sancionando lei voltada a ação de valorização aprofissionais da Saúde que atuam no combate à Covid-19.
Nasegunda-feira, 6, antes de descarregarem os EPIs no Estoque Regulador doTocantins, cinco caminhões carregados desses equipamentos passaram pelo PalácioAraguaia. Ao todo, a JBS doou 200 mil aventais, 200 mil máscaras cirúrgicas e50 mil luvas de procedimento que serão utilizadas pelos profissionais da Saúdede todo o Estado. A doação faz parte do projeto Fazer o Bem Faz Bem –Alimentando o Mundo com Solidariedade, que contemplou o Tocantins com R$ 12milhões em materiais e insumos, sendo R$ 10 milhões para o Estado e R$ 2milhões para municípios tocantinenses.
“Agradeçomuito à JBS por esta iniciativa que chega em uma hora muito importante e quevai contribuir para salvar vidas. Por conta da pandemia, o uso dessesequipamentos aumentou muito e a doação vai nos ajudar a manter nossosprofissionais protegidos e oferecer segurança aos nossos pacientes. Espero queesta ação sirva de exemplo para outras empresas”, afirmou o governador MauroCarlesse, acrescentando que a empresa JBS também contribui com o Estado nageração de emprego e renda, já que tem uma unidade instalada na cidade deAraguaína.
Legislativo
Governador Mauro Carlesse fez visita institucionalà Assembleia Legislativa para parabenizar os parlamentares pela eleição da MesaDiretora e da presidência da Casa de Leis para o biênio 2021-2022 - AldemarRibeiro/Governo do Tocantins
Naterça-feira, 7, o governador Mauro Carlesse fez visita institucional àAssembleia Legislativa (AL/TO), para parabenizar os parlamentares pela eleiçãoda Mesa Diretora e da presidência da Casa de Leis para o biênio 2021-2022.
“Aeleição que ocorreu hoje na Assembleia prova que perante seus companheiros,Antônio Andrade foi um grande presidente e está sendo um grande presidentetambém para as ações do Estado. Eu fiquei muito feliz, porque o Toinho tem meacompanhado e me ajudado bastante a governar esse Estado. Nós temos umaparceria de compromisso e responsabilidade de fazer aquilo que precisa ser feito,como, por exemplo, o enquadramento do Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal.Mesmo durante esta pandemia, não deixamos de fazer as nossas obrigações e dedesenvolver as ações que eram necessárias como a distribuição de cestasbásicas, entregas de obras, máquinas pesadas, além dos novos ônibus escolaresque serão entregues nos próximos dias. Toinho de Andrade é um grande homem esua eleição democrática favorece a harmonia dos Poderes”, frisou.
Odeputado estadual e presidente reeleito da AL/TO, Antônio Andrade, enfatizouque sua eleição representa a união do parlamento em torno do desenvolvimento doTocantins. “Eu acredito que, nesse período de um ano e meio que estamos àfrente desta Casa, procuramos fazer uma administração em consonância com os nossoscolegas deputados. Com um Poder Legislativo unido, quem ganha é o povotocantinense. Essa nossa parceria com o Executivo é uma parceria que a gentefaz para levar as melhorias e o desenvolvimento ao nosso povo”, ponderou.
Leitospara tratamento da Covid-19
Atendendoàs recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), da não instalação degrande número de leitos destinados ao tratamento da Covid-19 no mesmo espaço, oGoverno do Tocantins selou com o Centro Oncológico de Palmas, uma cooperaçãotécnica para a oferta de leitos em caráter temporário.
O pavilhão contratado pelo Governo do Tocantins doCentro Oncológico conta dez Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 60 leitosclínicos com capacidade de conversão para leitos com assistência respiratória -Esequias Araújo/Governo do Tocantins
E naquarta-feira, 8, o governador Mauro Carlesse, acompanhado do secretário daSaúde, Edgar Tollini, fez uma vistoria às instalações da unidade. O pavilhãocontratado pelo Governo do Tocantins conta com dez Unidades de TerapiaIntensiva (UTI) e 60 leitos clínicos com capacidade de conversão para leitoscom assistência respiratória. A contratação inclui ainda equipamentos,aparelhos de ar-condicionado, mobiliário hospitalar e administrativo, enxovalhospitalar, material cirúrgico, dentre outros.
“Asinstalações são novas e de excelente qualidade, tomara que não hajanecessidade, mas temos que estar preparados, o Estado não pode ficar esperandoe estamos procurando novos leitos, para termos essa reserva de segurança paraatender a nossa população”, pontuou o governador Mauro Carlesse.
Máquinaspesadas
Ao longo da semana, mais 90 municípios receberam aschaves e os documentos das retroescavadeiras e pá carregadeiras
Durantea semana, de segunda à sexta, 6 a 10, o governador Mauro Carlesse deu sequênciaàs cerimônias graduais de entrega de máquinas pesadas, contemplando mais 90 municípioscom retroescavadeiras e pás carregadeiras. Ao longo dessas duas últimassemanas, 136 municípios retiraram suas máquinas. Já os demais farão a retiradadireto na Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) que estáfinalizando os trâmites de concessão.
PlantõesExtraordinários
Asemana do governador encerrou com a sanção da Lei n° 3.703 que institui opagamento de plantões extraordinários a profissionais do Laboratório Central deSaúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), do Hemocentro e da Diretoria deRegulação de Leitos. A Lei, aprovada pela Assembleia, foi originada da MedidaProvisória n° 14, proposta pelo Poder Executivo.
Naprática, o texto cria um dispositivo legal que permite solucionar, enquantodurar o estado de calamidade pública decretado no Tocantins em razão dapandemia da Covid-19, a demanda de pagamento de plantões extraordináriossolicitada por esses serviços de saúde. Poderão receber verba indenizatóriapelo cumprimento de plantões extraordinários, os seguintes profissionais desaúde das unidades citadas: auxiliares de enfermagem; biólogos em Saúde;biomédicos; farmacêuticos; farmacêuticos-bioquímicos; médicos; técnicos emenfermagem e técnicos em laboratório.
“Éuma lei que tenho muito orgulho em sancionar, porque ela reconhece e gratificao trabalho dos nossos profissionais da área da Saúde que estão sendoverdadeiros heróis neste período de pandemia do novo Coronavírus”, concluiu oChefe do Executivo.
Fonte: Governo do Tocantins