22°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade
Anúncio

Governo do Tocantins adia reabertura do Parque Estadual do Jalapão

Governo do Tocantins adia reabertura do Parque Estadual do Jalapão

14/07/2020 às 16h47 Atualizada em 14/07/2020 às 16h48
Por:
Compartilhe:
Governo do Tocantins adia reabertura do Parque Estadual do Jalapão
Decisão foi anunciadanessa segunda, 13, pelos secretários Tom Lyra e  Edgar Tollini. A aberturaestava prevista para o próximo domingo, 19.
Secretários Tom Lyra e EdgarTollini. Foto: Andrea Marques/Governodo Tocantins

O Governo do Tocantinsdecidiu nessa segunda-feira, 13, adiar, por tempo indeterminado, a reaberturado Parque Estadual do Jalapão (PEJ) para visitação turística. A medida foianunciada pelo secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços e presidenteda Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa(Adetuc), Tom Lyra, e pelo secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini.


Dunasdo Jalapão. Divulgação/Governo doTocantins

O secretário Tom Lyrapublicou um vídeo em que destacou que a medida foi tomada com base namanifestação contrária dos prefeitos de Ponte Alta, Mateiros e São Félix, quecompõe a região do Jalapão, pela não reabertura do local para visitaçõesturísticas.

“O governador MauroCarlesse recebeu a notícia de que os prefeitos não suspenderão os seusdecretos para acompanhar o decreto de reabertura do Parque Estadual do Jalapãodo Governo do Tocantins, a partir do dia 19 de julho de 2020”, informou.

“O Governador recebeuesta notícia com muita satisfação, e destacou que todos os protocolos que foramenviados para o Governo do Tocantins pelas associações Ajaca [AssociaçãoJalapoeira de Condutores Ambientais], ATTR [Associação Tocantinense de TurismoReceptivo], Abrasel [Associação Brasileira de Bares e Restaurantes], Abav[Associação Brasileira de Agências de Viagens], e pelas prefeituras de SãoFélix, Mateiros, e Ponte Alta, estavam todos adequados, ao entendimento doGovernador, dos protocolos aceitos pela Secretaria de Estado da Saúde bemcomo da Organização Mundial de Saúde”, complementou o secretário Tom Lyra.

O secretário Tom Lyraafirmou que o Governo do Tocantins só voltará a tratar deste assunto novamentequando “os quadros da Covid-19 apontarem para uma maior segurança comprotocolos adequados”.

Em sua fala no vídeo, o titular da Secretaria de Estado da Saúde, EdgarTollini, reiterou a responsabilidade social do governador Mauro Carlesse com apopulação tocantinense neste momento de pandemia.

“Discutimos hoje[segunda-feira] e vimos que a saúde sanitária neste momento é mais importante.Queremos deixar claro que tanto o Governador como a Secretaria de Estado daSaúde se preocupa com o cidadão tocantinense, com a forma de assistência que vaiser prestada a ele”, garantiu.

Entenda

O Governo do Tocantins estava discutindo a reabertura do Parque Estadual doJalapão com os municípios da região e também com o trade turístico. Para areabertura do parque, uma série de protocolos de segurança deveriam serobedecidos, além da instalação de barreiras sanitárias, e ainda, o treinamentodos profissionais ligados ao setor sobre a implementação dos protocolos.

A proposta inicial eraque os atrativos do PEJ controlados pelo Governo do Tocantins – Cachoeira daVelha/Prainha, Dunas e Serra dos Espírito Santo – poderiam ser reabertos aosturistas a partir do dia 19 de julho (próximo domingo). Com a decisão divulgadanessa segunda-feira, 13, as visitações turísticas seguirão suspensas.

Em março, logo após aOrganização Mundial da Saúde (OMS) declarar pandemia do novo Coronavírus, ogovernador Mauro Carlesse editou um decreto no qual suspendeu, por tempoindeterminado, as visitas aos parques estaduais do Jalapão; do Cantão; e deLajeado, além do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas, que sãoadministrados pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Na ocasião, a determinaçãoconsiderou a recomendação do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria deEstado da Saúde (SES) em reduzir o contato social para evitar a proliferação dovírus, uma vez que os locais recebem turistas advindos de muitas regiões dopaís com foco avançado de proliferação do Covid–19 e até mesmo de fora doBrasil.

Situação da pandemia nos municípios

De acordo com o últimoBoletim Epidemiológico divulgado pela SES nessa segunda-feira, 13, dos trêsmunicípios citados, apenas o de Ponte Alta possui [15] casos registrados depessoas infectadas pela Covid-19. Em Mateiros e São Félix não há registros depacientes com o novo Coronavírus.

Ainda conforme o BoletimEpidemiológico, não houve registro de nenhum óbito nos três municípios quecompõem a região do Jalapão.

Fonte: Governo do Tocantins

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias