22°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade
Anúncio

Fórum Estadual de Turismo discute retomada de atividades no Jalapão e demais regiões

Fórum Estadual de Turismo discute retomada de atividades no Jalapão e demais regiões

09/08/2020 às 08h38 Atualizada em 09/08/2020 às 08h38
Por:
Compartilhe:
Fórum Estadual de Turismo discute retomada de atividades no Jalapão e demais regiões

Webconferência sobre retomada das atividades turísticas reuniuintegrantes do Foestur. Adetuc/Governo do Tocantins

Governo do Estado aguarda decisão dos municípios para implantarprotocolos de segurança já definidos.

Membros do colegiadodo Fórum Estadual de Turismo (Foestur) e outros representantes do trade doturismo participaram nesta quinta, 6, da 78ª Reunião Ordinária. Awebconferência atendeu solicitação de um de seus integrantes, Marcelo Perim,presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-TO), e tevecomo pauta o plano do Governo para a reabertura do turismo no Tocantins. 

A principalpreocupação do empresário é com a região do Jalapão, principal cartão postal doEstado, que continua fechado às operações turísticas. “Como empresários, temosfeito tudo de acordo com o cronograma e até mais, porém, precisamos voltar aotrabalho, e precisamos da parceria da Adetuc para chegarmos a um entendimentocom os municípios”, pontuou, lembrando que várias empresas já contraíramempréstimos para honrar seus compromissos, mas também há registro de falênciase demissões.

O presidente daAgência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) esecretário de Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, que também preside oFoestur, apresentou um rápido histórico das ações desenvolvidas pelo Estadovisando a reabertura do Jalapão, que envolveram várias reuniões e elaboração deprotocolos com a participação das entidades e prefeituras do Jalapão.

“O Governoadministra a Cachoeira da Velha, as Dunas e a Serra do Espírito Santo, cabe aosmunicípios a regulamentação das atividades econômicas e turísticas, sendoassim, não abriremos os nossos atrativos enquanto os municípios não revogaremseus decretos”, explicou, ressaltando que todas as medidas de segurança econtrole de fluxo propostas pelo Governo, incluindo as barreiras sanitárias,poderão ser implementadas.

Os demaisparticipantes da reunião demonstraram preocupação com a situação econômica doEstado e das empresas, assim como concordaram com a necessidade de proteção àsaúde das comunidades. Representando outras regiões turísticas, Fernanda TainãCastro (Serras Gerais) e Leonardo Azevedo (Praias e Lagos do Cantão) lembraramdos problemas vivenciados em suas comunidades e informaram que também jápossuem protocolos de segurança prontos para implantação. “Precisamos daabertura de diálogo com os prefeitos, temos condutores e artesãos passandonecessidade”, disse Fernanda, enquanto Leonardo pontuou que as instânciasregionais de governança devem buscar aproximação com os gestores municipais.

Já a professoraValdirene Jesus, representante da Universidade Federal do Tocantins, e arepresentante da Associação dos Profissionais de Turismo do Estado do Tocantins(Aprotur), Maria Arisleda Silva Rego ressaltaram a preocupação com apreservação da saúde a partir da conscientização da população sobre aprevenção. “Há uma dificuldade de incorporação dos protocolos pelascomunidades”, ressaltou Valdirene. “Compreendo que o protocolo só seráeficiente quando realmente partir do individual para o coletivo”, completouArisleda.

Único prefeitoparticipante da reunião, Marlen Ribeiros Rodrigues, de São Félix, ressaltou queos gestores dos três principais municípios turísticos do Jalapão decidiramadiar a reabertura do turismo porque os protocolos não estavam implantados.“Mas o vírus não chega apenas pelo turista”, ressaltou, ao citar que já hácasos na região. “Estamos com toque de recolher decretado até dia 10, para depoisfazer testagem em massa na população; em paralelo, estamos trabalhando para areabertura gradativa dos atrativos em São Félix”, explicou.

“Para o governadorMauro Carlesse, não há valor maior que a vida, mas a situação econômica estácrítica”, ressaltou Tom Lyra, lembrando que o Estado concorda que deva ocorrera retomada, de forma segura, obedecendo os protocolos definidos após amplodebate, mas aguardará as prefeituras.

Fonte: Adetuc/Governo do Tocantins

 

 

Webconferência sobre retomada das atividades turísticas reuniuintegrantes do Foestur. Adetuc/Governo do Tocantins

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias