

Seleucia Fontes
Saúde da população locale dos turistas deve ser priorizada, conforme entendimento do Comitê Gestorde Crise para Prevenção da Covid-19.
Atrativo gerenciado pelo governo, as Dunas permanecem fechadas a visitação. Emerson Silva/Governo do Tocantins
Desde o mês de abril, o Governo do Estado, por meioda Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc)vem discutindo com os setores da sociedade que atuam na cadeia do turismotocantinense a retomada segura das atividades do setor. A evolução do novocoronavírus (Covid-19) tem sido acompanhada de perto e continua sendo umdesafio.
“O governador Mauro Carlesse sempre defendeu aimportância da retomada econômica do Estado, porém, dentro de critérios quepriorizam a saúde da população”, explica o presidente da Adetuc e secretário deIndústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, ressaltando que as ações daspastas sempre foram acompanhadas e aprovadas pelo Comitê Gestor de Crise paraPrevenção da doença.
Diante da decisão dostrês municípios que concentram a maioria das atrações turísticas do Jalapão, deabrir as portas aos viajantes nos próximos dois meses, o Governo do Estado pedecautela diante do pico de contaminação.
“Estamos dandoprosseguimento a todas as medidas necessárias à reabertura do Parque Estadualdo Jalapão, mas a data será definida somente após uma avaliação criteriosasobre o avanço da pandemia. Isto inclui a redução dos índices de ocupação dosleitos hospitalares específicos aos pacientes contaminados pelo coronavíruspara índices abaixo de 40%”, completa, Tom Lyra, lembrando que o Estado estáaumentando sua capacidade de atendimento hospitalar, mas é fundamental que apopulação siga evitando aglomeração e fazendo uso de máscaras e álcool em gel.
Entenda
Entre os meses de abrile julho, o Governo do Estado, por meio da Adetuc, conduziu uma série dewebconferências e reuniões presenciais para discutir as medidas necessárias àreabertura do Parque Estadual do Jalapão.
Adetuc promoveu várias reuniões para discutir protocolos para o Jalapão. Flávio Cavalera/Governo do Tocantins
Os protocolos decontrole sanitário apresentados pelas prefeituras municipais e associações econdensados pela Superintendência de Desenvolvimento do Turismo foram avaliadospelo Comitê Gestor de Crise para Prevenção da Covid-19, por médicos,técnicos, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Naturatins. Após aprovação,foram entregues pessoalmente pelos prefeitos de Mateiros, Ponte Alta e SãoFélix ao governador Mauro Carlesse.
No protocolo constam asmedidas necessárias ao controle de fluxo turístico, como: reuniões deorientação dos empresários para a adoção de medidas de segurança propostas nosprotocolos; criação de um passaporte para controle de acesso, reduzindo a 30% onúmero de visitações diárias; exigência de exame prévio para Covid-19; proibição do ingresso de turistas individuais que não estejam comguia/operadora; montagem de sete barreiras fixas, sendo cinco paracontrole de acesso, nos municípios de Novo Acordo, Lizarda, Mateiros (Galhão),Lagoa do Tocantins e Ponte Alta, e duas de policiamento, para controlar oacesso às comunidades do Prata, em São Félix, e Mumbuca, em Mateiros.
O Governo do Estadodefiniu o dia 19 de julho para a reabertura do turismo no Jalapão, porém, asprefeituras informaram que não suspenderiam seus decretos de restrição aoturismo e comércio. Sendo esta uma responsabilidade municipal, e entendendo quenão seria possível abrir a Cachoeira da Velha, as Dunas e a Serra do EspíritoSanto de forma isolada, a gestão estadual decidiu acatar a decisão dasprefeituras.
Fonte: Adetuc/Governo do Tocantins
--
Mín. 22° Máx. 35°





