

Areabertura das visitações acontece aos poucos, ancorada na adoção de protocolosde segurança e medidas de proteção contra a Covid-19
Bondinhos aéreos em Canela (RS) com vista para a Cascata do Caracol járeabriram. Crédito: Renato Soares/MTur
Outubro chegou e com ele a reabertura devários destinos turísticos pelo país, claro que respeitando todos os protocolosde biossegurança e distanciamento social para proteção contra a Covid-19. Aretomada das atividades turísticas nos quatro cantos do Brasil segue uma sériede medidas de segurança, como as estabelecidas pelo selo Turismo Responsável,desenvolvido pelo Ministério do Turismo e validado pela Anvisa.
Atração pioneira na Serra Gaúcha, os famososbondinhos aéreos da cidade de Canela (RS) agora abrem todos os dias, das 9h às17h. São três estações disponíveis no Parques da Serra Bondinhos Aéreos em meioa montanhas e vales, com vista, inclusive, para uma das paisagens maisdeslumbrantes do país: a Cascata do Caracol, um dos pontos turísticos maisvisitados da região e a principal atração do Parque do Caracol.
Um importante cartão-postal de Brasília, oPedalinho do Parque da Cidade (Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek), tambémreabriu e inovou: até o final do mês promove eventos com música, cinema eteatro a bordo de boias gigantes de bichos ancorados no laguinho do parque. Quemmora ou visita à capital federal, a partir deste mês, também já pode acessaroutro importante ponto turístico: o mirante da Torre de TV de Brasília, queestava fechado para reformas. Com entrada gratuita, funciona de quinta adomingo, das 12h às 18h.
Quem também reabriu oficialmente ao públiconeste mês foi o Parque Aquático dos Laranjais, em Olímpia (SP). São mais de 50atrações oferecidas, entre piscinas e toboáguas, seguindo os cuidadospreconizados pelas autoridades de saúde. O parque funciona diariamente das 9hàs 17h, limitando a entrada do público em 40% da sua capacidade.
Um dos principais destinos do país quando setrata de ecoturismo e turismo de aventura, o Parque Estadual do Jalapão, noestado do Tocantins, também foi reaberto em outubro. Fechado desde março devidoa pandemia, a reabertura se dá após a adoção de protocolos de segurança paraproteção dos turistas. São 34 mil km² de paisagem com clima de savana, cortadapor rios, riachos e ribeirões de águas transparentes e potáveis. Chapadões, serras,dunas de 40 metros de altura, nascentes, fevedouros e formações rochosas. OJalapão reúne tudo isso.
“O setor turístico tem o apoio do GovernoFederal, por meio do Ministério do Turismo, para a retomada segura dasatividades atendendo aos protocolos sanitários. Assim, de forma segura eresponsável, os cartões-postais do país estão aptos a reabrirem e servirem aopovo brasileiro, movimentando a economia e contribuindo para a geração deempregos e recuperação do país”, declarou o ministro do Turismo, Marcelo ÁlvaroAntônio.
CAMPANHAS - O estado do Amazonas, por sua vez, lançou, neste mês, umacampanha digital com vídeos promocionais para divulgar o estado como um destinoseguro para turistas brasileiros e, porque não, estrangeiros, no períodopós-pandemia. As peças compõem a campanha “Amazone-se” pela retomada do turismolocal e apresenta aos brasileiros e ao mundo os principais atrativos turísticosdo estado. Alguns destes destinos, inclusive, são tombados como patrimôniohistórico nacional, como o Teatro Amazonas, o mercado Adolpho Lisboa e a PraçaDom Pedro II.
O mês de outubro também começou com novidadespara os turistas que buscam as belezas da Bahia. No Dia Mundial do Turismo(27.09), a prefeitura de Salvador também lançou a campanha “Vem meu Amor” paramostrar que a capital baiana adotou protocolos de saúde e medidas de segurançacontra a Covid-19 e que está pronta para receber turistas. O vídeo promocionalalterna cenas de alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como oPelourinho, e de estabelecimentos demonstrando a adoção de iniciativassanitárias.
SELO – Lançado em junho deste ano, o selo Turismo Responsável e Seguroé uma das iniciativas do Ministério para incentivar incentivo a retomada dasatividades no país. O selo Turismo Responsável estabelece boas práticas dehigienização para cada segmento do turismo, desde meios de hospedagens erestaurantes a agências de turismo e organizadoras de eventos.
É também um incentivo para que osconsumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que,declaradamente, cumprem os protocolos específicos para prevenção da Covid-19,posicionando o Brasil como um destino seguro e responsável. Atualmente, já sãomais de 22 mil os estabelecimentos que aderiram a iniciativa em todo o país.
Mín. 22° Máx. 35°





