

Fotos: Luciana Pires
Com quatro piasdistribuídas em dois pontos de lavagem de mãos e outro ponto para oferta deálcool em gel, a Feira do Bosque retornou seu funcionamento no Bosque dosPioneiros, neste domingo, 18.
Neste primeiro domingode atendimento em seu ponto de origem, não houve fila ou aglomerações. Segundodiretora de Feiras da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego(Sedem), Marilene Lima, toda essa estrutura montada para higienização de mãosserá mantida por tempo indeterminado. A intenção, agregada à reorganização dasbarracas - mais distantes umas das outras - é que a retomada da feira garantaao público condições adequadas de higiene individual e espaço amplo paracirculação de pessoas.
A professora CleideMontelo avaliou como positiva a reorganização da estrutura. "Fiqueisabendo do retorno da feira pela TV. Já pensei logo em vir. Cheguei observandotudo e senti segurança. Para mim que frequento há muitos anos, é uma atração dedomingo muito boa para trazer criança, fazer um lanche e comprar novidades".
A expectativa doscomerciantes é boa sobre a reabertura pós-quarentena. "Para gente, a Feirado Bosque é um comércio muito tradicional para cidade. Foram sete mesesfechados. Mesmo voltando para a 304 Sul não atingimos a clientela de antes.Voltando agora para o ponto original a gente tem expectativa que os clientes desempre voltem", disse a comerciante da feira há 20 anos, SancleytonTavares.
Adequações parareabertura
O retorno da feira àPraça do Bosque, fechada desde março de 2020, acontece após autorização doPoder Municipal para reabertura controlada de praças, praias e outros pontosturísticos, prevista no Decreto n° 1.954/2020, de 09 de outubro de 2020.
Entre as adequaçõesexigidas pela Sedem aos feirantes está a presença de dois atendentes por pontoe limite de quatro mesas com até quatro cadeiras por barraca e disponibilizaçãode álcool em gel para uso de clientes e comerciantes, além do uso de máscarasfaciais. "Todos os feirantes estão cientes de que devem se organizar paraevitar filas e orientar os clientes sobre o respeito ao distanciamento para ofuncionamento seguro da feira", frisou Marilene.
Segundo a Sedem, atradicional feira permanecerá com atendimentos das 16 às 22 horas, todos osdomingos. Cerca de 200 feirantes de alimentos e artesanato estão cadastradospara trabalho na feira.
Mín. 22° Máx. 35°





