22°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade
Anúncio

Governo federal lança Retomada do Turismo

Governo federal lança Retomada do Turismo

13/11/2020 às 17h45 Atualizada em 13/11/2020 às 17h45
Por:
Compartilhe:
Governo federal lança Retomada do Turismo

Lideradapelo Ministério do Turismo, iniciativa promove o retorno seguro e gradual doturismo em parceria com instituições públicas, privadas e terceiro setor

Cerimônia no Palácio do Planalto marcou lançamento da aliança nacionalRetomada do Turismo. Crédito: Roberto Castro/Mtur

O governo federal lançou, nestaterça-feira (10.11), a Retomada do Turismo, aliança nacional que, com segurançae responsabilidade, busca acelerar a recuperação do setor e reduzir o impactosocioeconômico da Covid-19 após a paralisação das atividades. Em cerimônia noPalácio do Planalto, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, lançouainda a campanha “Viaje com responsabilidade e redescubra o Brasil”.

O presidente da República, JairBolsonaro, ao citar os impactos da pandemia no setor, destacou o empenho dogoverno federal em socorrer a cadeia produtiva que atua no segmento. “Aeconomia é vital. Quando se destrói um setor todos sofrem. Temos que buscarmudanças. Temos como mudar o destino do Brasil”, declarou o presidente.

Liderada pelo Ministério do Turismo, aRetomada do Turismo é uma aliança do setor que reúne esforços dos setorespúblico e privado, terceiro setor e Sistema S para que o turismo retomeplenamente as atividades de maneira gradual e planejada, voltando a geraremprego e renda no país.

“Nós podemos afirmar que o turismobrasileiro está preparado para recebê-lo. Procure os estabelecimentos quecontenham o Selo Turismo Responsável. São mais de 23 mil estabelecimentos emtodo o Brasil obedecendo os protocolos de biossegurança e demonstrando que sepreocupam verdadeiramente com a saúde do turista e com o desenvolvimentoeconômico do país”, destacou o ministro do Turismo ao se dirigir aos turistasbrasileiros.

O presidente da Associação Brasileirade Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), Marco Ferraz, em nome do trade turístico,agradeceu o apoio do governo federal e a liderança para a retomada dasatividades. “Agradeço as medidas tomadas que nos ajudaram em um momento tãodifícil. Hoje vamos assinar um documento feito a muitas mãos e tentamos retomaro nosso turismo. Já vemos aviões voando e hotéis cheios em finais de semana.Temos um caminho grande a ser percorrido”, destacou.

Durante a cerimônia, o ministro MarceloÁlvaro Antônio assinou portaria ministerial que institui os eixos de atuação eos parâmetros para o desenvolvimento de programas, projetos e ações para aRetomada do Turismo.

REPRESENTATIVIDADE - O setor deturismo responde por cerca de 8,1% do PIB e emprega cerca de 7 milhões depessoas direta e indiretamente no Brasil. As restrições impostas pela pandemiade Covid-19 fizeram com que milhares de brasileiros cancelassem suas viagens,colocando em risco a sobrevivência do setor e o emprego de quem tira daatividade o seu sustento.

No primeiro semestre de 2020, nacomparação com o mesmo período do ano passado, a Receita Cambial Turísticaacumulou queda de 37,2%; o saldo entre contratações e demissões na economia doturismo foi negativo em 364.044 postos de trabalho formais; e o faturamento dasatividades turísticas, medido pela Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, teveretração de 37,9%. Agora, o turismo brasileiro se organiza para viver suaretomada de maneira consistente e segura, contribuindo para a recuperaçãoeconômica do país.

RETOMADA DO TURISMO - Ainiciativa reúne um conjunto de programas, projetos e ações que buscamresultados efetivos até 31 de julho do próximo ano. As ações são organizadas emquatro eixos: preservação de empresas e empregos no setor de turismo; melhoriada estrutura e da qualificação de destinos; implantação dos protocolos debiossegurança; e promoção e incentivo às viagens.

As ações vão desde o reforço naconcessão de linhas de crédito para capitalizar empresas do setor e preservarempregos, até realização de obras de melhoria da infraestrutura dos destinosturísticos. Também estão previstas ações de qualificação dos trabalhadores eprestadores de serviços tanto na oferta de cursos para a adoção aos protocolossanitários que garantam segurança para turistas e trabalhadores do segmento,quanto para melhoria de atendimento, considerando as tendências do mercado.

Para promover a Retomada do Turismo, acampanha “Viaje com responsabilidade e redescubra o Brasil” começa a serveiculada em todo o país e conta com uma série de vídeos voltada à promoção dosdestinos turísticos brasileiros. Serão veiculados materiais específicos de cadaestado do país, além do Distrito Federal.

PARTICIPAÇÃO - A adesão à aliança Retomada doTurismo já conta com 32 entidades nacionais ligadas à cadeia produtiva doturismo (conheça AQUI todaselas). Dentro deste planejamento, cada instituição possui uma atribuiçãovoltada para o retorno das atividades turísticas no país, apoiando, porexemplo, a promoção das campanhas lançadas pelo governo federal.

Entre as atividades desenvolvidas pelos órgãos públicos, entidadesdo terceiro setor e Sistema S estão incentivar a adoção do “Selo TurismoResponsável” e demais protocolos de biossegurançacontra a Covid-19 pelos prestadores de serviços turísticos, turistas ecomunidades receptoras, bem como difundir informações sobre linhas de créditodisponíveis, por meio do Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

Já as empresas privadas, além deaderirem aos protocolos de biossegurança e aperfeiçoarem os seus produtos eserviços à realidade pós-pandemia, devem fornecer orientações aos turistasquanto ao cumprimento dos protocolos estabelecidos em seus estabelecimentos,incentivando a conduta responsável de cada cidadão.

As instituições públicas e privadastambém devem incentivar as viagens pelo Brasil, em especial as viagens a lazer,de forma responsável e segura; definir medidas para a retomada do turismo denegócios e eventos, como feiras e congressos e convenções, que também já seprepara para retornar; e adotar medidas para melhor distribuição de turistaspelo país, priorizando o turismo em áreas naturais – visto que é uma tendênciamundial no cenário pós-Covid-19.

Cabe registrar que todos os brasileiros podem participar destemovimento. Quem se prepara para viajar e aqueles moram em destinos turísticospodem, desde já, adotar condutas responsáveis e cumprir os protocolos debiossegurança, detalhados no Guia do Viajante Responsável, desenvolvido peloMovimento Supera Turismo Brasil – que reúne entidades representativas do setorde viagens e turismo –, em parceria com o Ministério do Turismo. Clique AQUI esaiba mais sobre como você, sua empresa ou instituições pode participar.

AÇÕES JÁ REALIZADAS – Enquantoos turistas tiveram que dar uma pausa nas viagens, o Ministério do Turismolançou um tripé de ações para proteger o setor. A primeira delas foi focada namanutenção dos postos de trabalho, por meio do pagamento de auxílioemergencial, da flexibilização da jornada de trabalho e suspensão temporária docontrato de trabalho (MP 936/2020). O governo também atuou emdefesa dos direitos do consumidor e impedimento de falência em massa dasempresas do setor do turismo (MP 948/2020), estabelecendo regras paracancelamento e remarcação de reservas tanto no turismo como na cultura. E,ainda, criou a campanha “Não cancele,remarque”, indicando o site consumidor.gov.br para conciliação.

Por fim, o Ministério do Turismo disponibilizou o créditohistórico para o setor na ordem de R$ 5 bilhões, com condições especiais, comfoco no capital de giro das empresas (MP 963/2020). Estes recursos doFungetur deram fôlego ao setor e garantiram o funcionamento das empresas nesteperíodo, preservando mais de 26 mil empregos.

Concluída a etapa de preservação do setor, o Ministério do Turismoiniciou um planejamento para a retomada das atividades turísticas no país. OBrasil foi um dos 10 primeiros países no mundo a estabelecer protocolos debiossegurança específicos para a volta em segurança de 15 atividades do setor,por meio do Selo Turismo Responsável, que jáconta com mais de 23 mil adesões. Agora, a Retomada do Turismo é mais uma açãopara apoiar o setor e permitir que os brasileiros redescubram o Brasil comsegurança e responsabilidade.

Fonte:Ministério do Turismo

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias