22°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade
Anúncio

Nove cidades de sete países da América Latina unem-se para atrair o turismo como estratégia de reativação econômica

Nove cidades de sete países da América Latina unem-se para atrair o turismo como estratégia de reativação econômica

02/12/2020 às 17h03 Atualizada em 02/12/2020 às 17h03
Por:
Compartilhe:
Nove cidades de sete países da América Latina unem-se para atrair o turismo como estratégia de reativação econômica

Pablo King

Vivaa cidade Latina (Vive ciudad Latina) é o lema que une as novecidades, que a partir de agora se vão se promover como um só destino: a AméricaLatina. Estratégias de mercado, acordos bilaterais e intercâmbio deconhecimento fazem parte das iniciativas que unem a RDUL - Rede de Destinos Urbanos Latino-americanos.

Rio de Janeiro. Divulgação

Bogotá, Buenos Aires, Cidadedo México, Lima,  Medellin, Quito, Rio deJaneiro, Santiago do Chile e São Paulo formam a Rede de  Destinos UrbanosLatino-americanos (RDUL), criada para promover a reativação  turística de maneira conjunta e fomentar areativação turística para a chegada de visitantes internacionais. 

Aconteceu de forma virtualna tarde desta segunda-feira (30) a cerimônia de lançamento oficial da campanhaRede de Destinos UrbanosLatino-americanos (RDUL), que tem como objetivo incentivar o turismo em 9cidades da América Latina, dentre elas o Rio de Janeiro.  Durante 8 semanas cada uma das cidades vaidivulgar outra cidade como forma de impulsionar o turismo dentro de nossocontinente.

O evento teve início com aapresentação do vídeo promocional da campanha, e foi seguido por uma breve faladas autoridades de turismo das cidades participantes.

Pelo Rio de Janeiro falaramo coordenador geral de Relações Internacionais da Prefeitura, o embaixadorAntonio Fernando Cruz de Mello e a secretária Especial de Turismo e LegadoOlímpico, Camila Sousa.  O embaixadorlembrou que o Rio “recebeu o título de “Patrimônio da Humanidade” pela paisagemcarioca entre a montanha e o mar, que inclui o Jardim Botânico, Corcovado, Pãode Açúcar e a Praia de Copacabana em um cenário de beleza inesquecível” e aindacitou que a capital fluminense foi designada por UNESCO e a União Internacionalde Arquitetos, a primeira Capital Mundial da Arquitetura.

A secretária de Especial deTurismo e Legado Olímpico, Camila Sousa, em seu discurso citou que as “Regrasde Ouro, que são os protocolos sanitários da Prefeitura da Cidade do Rio deJaneiro, possibilitaram que o Rio fosse uma das primeiras cidades do mundo areabrir as portas para o turismo”.

“Nossa cidade maravilhosadeu início à retomada das atividades turísticas em agosto. Resultado de umaunião histórica entre o poder público municipal, estadual e federal e o todo o"trade" turístico da cidade”, disse. 

 

“Acreditamos no retornogradativo, dentro dos protocolos sanitários, oferecendo segurança aos turistas,preservando os funcionários do setor e seguindo as recomendações dos órgãosnacionais e internacionais competentes”, defendeu Camila, que na oportunidadeainda informou sobre a mais recente conquista da Cidade do Rio: o selo “SafeTravels” do WTTC, que garante que o destino cumpre todas as exigências deprotocolos de biossegurança em nível internacional. “O que chancela que nossacidade está apta a receber visitantes de todo o mundo”, concluiu Camila.

Antes da pandemia geradapela Covid-19, a Organização Mundial de Turismo (OMT) estimava que um de cadadez empregos no mundo estava vinculado ao turismo e que esta indústriarepresentava 10,4% do PIB mundial. Um dos grandes desafios desta rede éacelerar a recuperação do turismo para retornar a estes níveis. 

Atualmente as fronteiras dossete países encontram-se abertas e as nove cidades declaram que “estamospreparados para receber os turistas estrangeiros, cumprindo todos os protocolosde biossegurança”.

A promoção em conjunto dascidades tem como objetivo incentivar a reativação econômica destes paísesatravés do turismo, com o conhecimento e os atributos  que as unem como destinos latinos, além desuas fronteiras. 

A criação da RDUL responde ànecessidade de trabalhar unidos pelo crescimento turístico, atendendo aochamado do Secretário Geral da OMT - Organização Mundial do Turismo, ZurabPololikashvili que afirmou ser necessária “uma  coordenação das decisões políticas além doslimites territoriais para fazer frente a um desafio que não entende de fronteiras”.

“Está comprovado que,respeitar o distanciamento, usar máscaras e lavar as mãos constantemente, diminuisignificativamente as possibilidades de contágio. Por isso, queremos mostrar ariqueza turística da América Latina para receber cada vez mais viajantes. Assimcontribuímos com a sobrevivência dos empreendimentos, os numerosos empregos ecom os grandes benefícios que traz o turismo para a economia e odesenvolvimento dos países”, explicaram os representantes da Rede de DestinosUrbanos Latino-americanos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias