22°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade
Anúncio

Governo do Tocantins recupera estradas do Jalapão

Governo do Tocantins recupera estradas do Jalapão

08/12/2020 às 16h25 Atualizada em 08/12/2020 às 16h25
Por:
Compartilhe:
Governo do Tocantins recupera estradas do Jalapão

Brener Nunes

Recuperação do trecho está prevista para serconcluída em até 13 dias


Recuperaçãoserá feita em um trecho de cerca de 40 km da TO-247. Tharson Lopes/Governo do Tocantins

Para melhorar a qualidade de vida dosmoradores da região e facilitar o tráfego até o Jalapão, o Governo doTocantins, por meio das equipes da Residência Rodoviária da AgênciaTocantinense de Transportes e Obras (Ageto), realiza a recuperação de um trechode 40 km da TO-247, que liga os municípios de Lagoa do Tocantins e SãoFélix.

Com a recuperação do trecho da rodovia, ela fica transitável para qualquer tipode veículo, não precisando ser necessariamente um 4x4. Os trabalhos estãoprevistos para serem concluídos em até 13 dias, e possui três etapas: ampliaçãoda faixa de rolamento com abertura lateral e melhoria no sistema de drenagem;depois o levantamento do greide, e por último o revestimento primário, que é afinalização da recuperação com cascalho.

A ação possui dez máquinas que atuam narevitalização da rodovia: motoniveladoras, caminhões-pipa, rolo compactador,escavadeira hidráulica, entre outros veículos.

Para ogovernador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, a recuperação de estradascomo essas é de suma importância para a população jalapoense. Esequias Araújo/Governo do Tocantins

“A população da região sempre sofreu com o difícilacesso e estradas ruins. Desde que assumimos a Gestão, colocamos o Jalapão comoprioridade e iniciamos as melhorias das estradas. Além dessa, também já foramrealizadas, de forma emergencial, intervenções em cerca de 600 km de rodoviasestaduais naquela região”, afirma.

A presidente da Ageto, Juliana Passarin, destacaque a ação mostra o esforço da gestão do governador Carlesse em melhorar asrodovias do Jalapão. “Essa obra mostra o esforço do Governo do Tocantins emmelhorar a malha viária do Jalapão, com objetivo de atender não só osmoradores, mas também promover o turismo garantindo o acesso aos atrativos, econsequentemente fomentar a economia local”, assegura.

O gerente de Transporte da Ageto, Emiliano de Oliveira, conta que notrecho tinham vários pontos críticos, o acesso por ali era muito difícil antesdo trabalho que está sendo feito lá, muitos atoleiros e tombadores de areia. Arota do turismo do Jalapão está voltado mais para esse trecho aqui da Lagoa doTocantins até São Félix. “Agora dá para passar com carro pequeno, porque antesera muito complicado, só ia com caminhonete traçada, hoje já tem transporte dematerial de construção como tijolo e areia que estão indo todos por essarodovia”, frisa.


Relato


Fazendeiro Domingos Barreira conta que sempre morouna região, e esse trecho da rodovia sempre foi ruim. Tharson Lopes/Governo do Tocantins

“Agora, está melhorando. O pessoal que vinha aquiatolava muito, principalmente, na época da seca. Todo dia tinha gente aqui paradesatolar”, afirma.

Domingos Barreira também disse que para ele vaimudar tudo, pois agora pode ter um carro pequeno. “Espero que melhore cada vezmais. Ações como essas ajudam a região inteira, porque aqui é uma das entradasdo Jalapão”, conclui.

 Fonte: Secom/Tocantins

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias