21°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade
Anúncio

PIUM E RECRIAR VIDA FIRMAM PARCERIA PARA AÇÃO DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS

PIUM E RECRIAR VIDA FIRMAM PARCERIA PARA AÇÃO DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS

17/12/2020 às 04h13 Atualizada em 17/12/2020 às 07h20
Por:
Compartilhe:
PIUM E RECRIAR VIDA FIRMAM PARCERIA PARA AÇÃO DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS

Foi assinado no dia 15 de dezembro, terça-feira,na cidade de Pium, um contrato de prestação de serviços entre o município, pormeio da Secretaria da Educação e a empresa Recriar Vida Consultoria e Gestão,para o desenvolvimento de projeto de ação integrada de preservação da vida eprevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas na cidade. 

O programa se chamaRecriar Vidas e deve ser iniciado em janeiro de 2021

Aparceria conta com recursos da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção aoUso de Drogas – SENAPRED, por meio de convênio firmado junto ao município eprevê o desenvolvimentode ações de prevenção ao uso de drogas para População de Pium-TO, emconformidade ao Plano de Trabalho aprovado, tanto nas zonas urbana e rural.

O projeto deverá atender duas mil pessoasdiretamente com a entrega de conteúdos didáticos, realização de diversaspalestras, rodas de conversa e treinamento de equipes de trabalho das áreas deeducação, saúde e assistência. A formação das equipes deverá ser realizada apartir de janeiro presencialmente na cidade, com carga horária total de 40horas.

A capacitação prevê a instrumentalizaçãopsicológica, pedagógica e métrica das equipes, para que possam lidar melhor comos fatores de vulnerabilidade sociais associadas ao consumo de drogas,trabalhando por meio de estudo de caso real a prevenção. Este mesmo modelo foiexecutado em Santa Rita do Sapucaí-MG, onde foram capacitadas mais de 150pessoas.

O Projeto prevê ainda a realização de uma pesquisa situacional básica, para diagnóstico mais precisosobre o grau de consumo de drogas no município, afim de garantir maioreficiência nas ações práticas a serem realizadas durante o desenvolvimento dasações. A pesquisa é objetiva, domiciliar, utilizará como método o CritérioBrasil e será realizada nas zonas urbana e rural, com jovens entre 15 e 34 anos.

Deacordo com o idealizador do Projeto e proprietário da Empresa Recriar Vida,Ricardo Ribeirinha, essa é mais uma parceria histórica para o Estado doTocantins e para o município de Pium. “É uma iniciativa recente do GovernoFederal de subsidiar novas ações focadas na prevenção ao uso de drogas. Naverdade, esse convênio é um marco nacional, pelo método empreendido nas açõeseducacionais, que pode vir a ser utilizado em todo o país, sendo Pium uma dasprimeiras cidades do Brasil a desenvolver o projeto neste modelo inovador.Estou muito feliz com a parceria e faremos um grande projeto”, afirmouRibeirinha.

Paraa Secretária Municipal de Educação de Pium, Vera Lúcia Alencar, será um marcono desenvolvimento de ações preventivas frente as drogas na cidade,especialmente por conta da continuidade do projeto ao longo dos próximos anoscom o treinamento das equipes de trabalho. “Nossa preocupação é justamentegarantir que os recursos sejam utilizados para que as ações educacionais sejamconstantes nessa área de prevenção. Nossa cidade, como muitas outras, temsofrido com as drogas, especialmente o álcool. Muitos jovens bebendo muito ecada vez mais cedo, por isso precisamos nos esforçar para garantir maisqualidade de vida para todos de Pium, inclusive na zona rural, já que a cidadetem uma extensão geográfica muito grande. Agradecemos ao governo federal pelaparceria e contamos com o trabalho de excelência da Recriar. O portfólio delesé muito bom e temos certeza do sucesso da parceria”, reiterou a Secretária deEducação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias