21°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade
Anúncio

MTur destina meio milhão de reais para apoiar promoção de destinos turísticos no Tocantins

MTur destina meio milhão de reais para apoiar promoção de destinos turísticos no Tocantins

15/01/2021 às 10h45 Atualizada em 15/01/2021 às 10h45
Por:
Compartilhe:
MTur destina meio milhão de reais para apoiar promoção de destinos turísticos no Tocantins

Objetivo é promover destinos internos na retomada doturismo. Recursos foram ofertados a todos os estados e DF

Dunas do Jalapão. Adetuc/Governo do Tocantins

Pela primeira vez em sua história, o Ministério doTurismo ofereceu apoio financeiro para a realização de ações de promoção dedestinos turísticos brasileiros a todas as unidades da federação, de uma sóvez. O Tocantins receberá R$ 500 mil. O objetivo é apoiar a Agência doDesenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do estado na construçãode campanhas promocionais com foco no turismo interno e de proximidade (curtadistância) que, seguindo tendências mundiais, será um forte impulsionador daretomada do turismo.

Além do Tocantins, o Ministério do Turismo assinouconvênio com 15 estados e o Distrito Federal, totalizando um investimento de R$8,3 milhões. Para receber os recursos, as secretarias estaduais de Turismoprecisaram cadastrar propostas de promoção dos seus destinos internos atéoutubro do ano passado. Cada estado pôde pleitear um apoio de até R$ 500 mil.Após análise e aprovação pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento eCompetitividade do Turismo que, em alguns casos, pediu esclarecimentosadicionais sobre os projetos, os contratos foram firmados no final de dezembro.

“Queremos que o setor de turismo, tão impactado pelapandemia, possa se recuperar e promover o seu turismo interno, seguindo todasas regras de biossegurança que garantam a proteção de turistas e trabalhadoresdo setor. O objetivo é promover o turismo interno, ou seja, Tocantins para ospróprios tocantinenses e assim também nos demais estados do país, demonstrandoque é possível redescobrir os nossos destinos turísticos com responsabilidade esegurança”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

A liberação dos recursos ocorrerá após apresentação dedocumentação ao Ministério do Turismo pelos gestores locais relacionadas apublicação dos editais para produção das campanhas promocionais, obedecendo oscritérios estabelecidos na Portaria Interministerial nº 424, de 30 de dezembrode 2016.

O secretário nacional de Desenvolvimento eCompetitividade do Turismo, William França, afirma que a intenção foidemocratizar o acesso aos recursos para todos os estados do país. “Realizamosno ano passado uma videoconferência com todos os secretários estaduais deturismo, através do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais deTurismo (Fornatur), quando explicamos como os gestores estaduais poderiamapresentar propostas e se candidatarem a receberem os recursos e, desta forma,a iniciativa pudesse alcançar a todos”, conta.

CAMPANHA DE RETOMADA – Para promover a retomada do turismo, com responsabilidade esegurança, o Ministério do Turismo lançou uma das campanhas mais abrangentes dasua história. Com o slogan “Viaje com responsabilidade e redescubra o Brasil”,a campanha Retomada do Turismo foi lançada no dia 10 de novembro e segue até odia 30 de janeiro deste ano. Conta com peças gráficas para cada uma das 27unidades da federação para promoção de destinos.

A campanha integrou o movimento Retomada do Turismo.Trata-se de uma aliança nacional para acelerar a retomada do setor de formaresponsável e segura, que reúne 32 instituições do poder público, iniciativaprivada, terceiro setor e Sistema S, coordenada pelo Ministério do Turismo.

“No site da Retomada do Turismo, reunimos todo o materialgráfico da campanha, que pode ser acessado por todos que, inclusive, queiramredistribuir o conteúdo e nos ajudar nesta promoção. O sucesso da campanha sedeve ao trabalho em rede e envolvimento de todas as 32 instituições parceiras”,destaca Joana Coelho, diretora de Marketing e Eventos do Ministério do Turismo.

Para saber mais sobre a retomada e acessar o materialgráfico da campanha acesse AQUI.

SELO TURISMO RESPONSÁVEL – Para auxiliar a retomada de atividades do setor, deforma segura e responsável, o Ministério do Turismo lançou, em junho, o selo“Turismo Responsável - Limpo e Seguro”. Atualmente, o certificado já foiemitido por mais de 25 mil estabelecimentos turísticos do país que declararamaderir a protocolos de biossegurança contra a Covid-19 para proteção deturistas e trabalhadores do setor. A elaboração dos protocolos sanitários para15 segmentos que integram o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos(Cadastur) teve o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). APasta também desenvolveu um conjunto de orientações a visitantes. Acesse AQUI.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias