21°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade
Anúncio

18/01/2021 às 23h22 Atualizada em 19/01/2021 às 07h52
Por:
Compartilhe:

Primeira tocantinense aser vacinada contra Covid-19 é de Gurupi

A primeira pessoa no Tocantins a receber a dose davacina contra a Covid-19 foi Edileuza Ferreira dos Santos, de 52 anos. Ela foiimunizada na noite desta segunda-feira (18), no Laboratório Central do Estado(Lacen), em Palmas, com a presença do Governador Mauro Carlesse, e da prefeitade Gurupi, Josi Nunes.

Fotos: Lino Vargas

Edileuza é enfermeiradesde 1994 e trabalha no Hospital Regional de Gurupi. “É com muita satisfaçãoque eu falo aqui que foi muito bom, muito gratificante e eu louvo ao meu Deuspor isso. Eu estou muito feliz porque agora, recebendo essa imunização, eu voupoder trabalhar com mais vontade, com mais afinco e cuidar de outras vidas queainda precisam do meu cuidado e ainda não foram vacinadas ainda”, declarou,emocionada.

O mesmo sentimento foicompartilhado pela técnica em Enfermagem do Hospital Geral de Palmas (HGP)Jocília Tito Barbosa, que optou em permanecer trabalhando na linha de frente decombate à Covid-19 desde o início da pandemia, mesmo fazendo parte do grupo derisco. “A sensação foi maravilhosa em saber que estamos iniciando uma campanhadesse porte, que representa a esperança para os colegas e para a população.Essa data é histórica e temos que agradecer a Deus e aqueles que lutaram paraque esse momento fosse concretizado”, disse. 

A terceira pessoavacinada na solenidade foi José Arnaldo, 30 anos, da etnia Xerente, da AldeiaFunil, localizada em Tocantínia.

O governador MauroCarlesse agradeceu a equipe da Secretária da Saúde e lembrou das dificuldadesenfrentadas com o advento da pandemia e a luta junto ao Ministério da Saúde embusca de ajuda. “Esse dia representa fé e esperança. Graças a Deus hoje estamospodendo realizar esse dia histórico, que é motivo de muita felicidade, mas éimportante lembrar que com a pandemia vieram a falta de oportunidade, odesemprego e a fome para muitas famílias, que nos obrigou a atender essesegmento da população com kits de alimentação”, disse o governador, lembrandoque somente em 2020 foram distribuídas mais de 1 milhão de cestas básicas.

Plano de imunização

O Tocantins foi um dosprimeiros estados a apresentar um Plano Estadual de Imunização contra aCovid-19. A Secretaria Estadual da Saúde já dispõe de estoque de seringas e dalogística definida para agilizar a entrega das doses aos 139 municípios.

O secretário de Estadoda Saúde, Edgar Tollini, explicou que as doses enviadas pelo Ministério daSaúde serão utilizadas na aplicação das primeira e segunda doses. Segundo ele,a expectativa é que os lotes sejam enviados em um curto espaço de tempo paraatender novos grupos prioritários, provavelmente profissionais da educação,segurança e aqueles privados de liberdade.

O secretário ressaltouque as vacinas serão enviadas imediatamente para todos os municípios, sendo queo ente municipal será responsável pela aplicação do imunizante e pela escolhadas pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde. Parafacilitar a logística, foram criados dois centros de distribuição, em Palmas eem Araguaína. “Cada município tem a responsabilidade por seus cidadãos e com aspessoas dos grupos prioritários”, frisou, ao adiantar que a expectativa évacinar a maior parte da população tocantinense ainda neste semestre.

A CoronaVac foidesenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, noBrasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foiaprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no últimodomingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Do lote deseis milhões de vacinas Coronavac entregues ao Governo Federal pelo InstitutoButantan, coube ao Tocantins um total de 44 mil doses, sendo 29.840 destinadasà população em geral e 14.600 à população indígena.

Atualmente,o Tocantins contabiliza 310.318 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula96.589 casos confirmados. Destes, 85.427 pacientes estão recuperados, 9.846pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.316 pacientes forama óbito.

Com informações da Secom Tocantins e Secom Gurupi

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias