

Seleucia Fontes
Ações conjuntas como IFTO visam fortalecer os setores de cultura, turismo e economia criativa doEstado. Com a UFT, Educação patrimonial, administração do Museu de Arraias e formaçãocontinuada estão entre as futuras ações.
Reunião com representantes do IFTO. Fotos: Seleucia Fontes / Governo doTocantins
UFT
Detentora de doiscursos de Turismo, nos câmpus de Arraias e Araguaína, a Universidade Federal doTocantins (UFT) tem muito a colaborar, também, em projetos de pesquisa,formação cultural, patrimonial e para atividades da economia criativa. Com aperspectiva de firmar parceria neste sentido, o presidente da Agência doDesenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), JairoMariano, recebeu a vice-reitora da instituição de ensino, Ana Lúcia deMedeiros, e a coordenadora do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental emArraias, Valdirene Gomes.
Durante a reunião,que também contou com a participação das superintendentes de Turismo,Maria Antônia Valadares, e Cultura, Lorena Ribeiro, e da gerente deAcervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, Alline Alves, foramabordadas diversas ações, incluindo a renovação do termo de cooperação para ogerenciamento e manutenção do Museu Histórico de Arraias, que inclui aPrefeitura Municipal.
A formação deguias, incluindo qualificação específica para o turismo histórico, poderáocorrer por meio do sistema de educação a distância, envolvendo a expertise daSecretaria de Educação, conforme sugeriram das representantes da UFT, quetambém convidaram o presidente para a inauguração do Laboratório de Gastronomiado Câmpus de Arraias, com data a definir. “Este é um equipamento muitoimportante para fortalecer a cadeia turística”, ressaltou Ana Lúcia, enquantoValdirene abordou as conquistas do Festival Gastronômico de Arraias.
“Temos estudos queapontam que o turismo vai explodir no pós-pandemia, e precisamos estarpreparados, atuando desde já com os marcos regulatórios”, pontuou avice-reitora, ao elogiar a disposição do presidente da Adetuc às parcerias,abrindo as portas da UFT ao Estado.
“Está na hora denos unirmos para darmos uma contribuição mais expressiva a este importantesetor da economia tocantinense, e queremos a parceria da UFT neste processo”,disse Jairo Mariano, completando que todo o planejamento das ações seráapresentado ao governador Mauro Carlesse, que entende a necessidade dedesenvolvimento de ações de curto e médio prazo para uma cultural conectada aoturismo.
IFTO
Termo de Parceriaentre a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa(Adetuc) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) abrirá a possibilidade paradiversas ações conjuntas em 2021, entre elas o levantamento de informações parao Observatório do Turismo e para o inventário dos municípios com potencialturístico, realização de atividades culturais e capacitações profissionais.
O alinhamento deações ocorreu em reunião realizada nesta sexta, 19, entre o presidente daAdetuc, Jairo Mariano, e o reitor do IFTO, Antônio da Luz Júnior. Tambémparticiparam, as superintendentes de Turismo, Maria Antônia Valadares, eCultura, Lorena Ribeiro, e o chefe de gabinete do Instituto, Milton Maciel. “OGoverno do Estado está aberto para desenvolver uma parceria sólida com ainstituição”, ressaltou Mariano. “O governador Mauro Carlesse enxerga a IFTOcomo um parceiro estratégico, principalmente no fortalecimento da economiacriativa, que gera emprego e renda para os tocantinenses”, completou.
Para o reitor, apresença do Governo é uma oportunidade para agregar valor às atividades doIFTO, que vão muito além do ensino, realizando importantes projetos de pesquisae extensão que beneficiam as comunidades dos 11 municípios onde a instituiçãoestá presente, e seus entornos. “É importante para nós que o Governo indiqueseus interesses”, lembrou.
A princípio, foramlevantadas possibilidades de parceria no projeto Circuito Cultural, que levaráapresentações itinerantes de artistas regionais para vários municípios, cursosde capacitação para áreas artísticas, formação bilíngue (inglês e espanhol)para guias e condutores de turismo, absorção de alunos nas ações delevantamento de dados turísticos, entre outros.
Mín. 21° Máx. 35°





