21°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade
Anúncio

Prefeitura de Palmas e Governo do Estado discutem agenda conjunta para o enfrentamento da Covid-19

Prefeitura de Palmas e Governo do Estado discutem agenda conjunta para o enfrentamento da Covid-19

18/03/2021 às 23h47 Atualizada em 18/03/2021 às 23h47
Por:
Compartilhe:
Prefeitura de Palmas e Governo do Estado discutem agenda conjunta para o enfrentamento da Covid-19

Cinthia Ribeiro foirecebida por Mauro Carlesse no Palácio Araguaia, nesta quinta,18, e apresentouas principais dificuldades da Capital para atender à expressiva demanda poratendimento nas UPAs

Divulgação

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, foi recebidapelo governador do Estado, Mauro Carlesse, nesta quinta-feira, 18, para tratarda agenda de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. No encontro,realizado no Palácio Araguaia, os gestores conversaram sobre as demandas quepodem ser solucionadas por meio de um trabalho conjunto entre os ExecutivosEstadual e Municipal.

Ratificando a parceria estabelecida entre as duasgestões, o governador Carlesse fez questão de destacar que o Governo doTocantins tem como objetivo principal salvar vidas e diminuir a taxa decontaminação do novo Coronavírus. “Quero deixar registrado que não existequalquer diferença entre estas duas gestões, porque temos o mesmo objetivo:salvar vidas. O Governo do Tocantins é parceiro de Palmas e de todos osmunicípios. Nós vamos continuar agindo em conjunto e com este propósito”,afirmou.

A prefeita Cinthia Ribeiro também fez questão dedemonstrar a importância do apoio que tem recebido do Governo do Tocantins edestacou que a política construída institucionalmente é suprapartidária. “Esteé um gesto estadista, mostra que as decisões são soberanas e que a política quenós construímos institucionalmente é suprapartidária. É no momento de criseque, de fato, nossos líderes são provados e quem ganha com isto é a população,porque nosso único adversário, que é invisível, é o novo coronavírus”, afirmou.

Durante o encontro, o assessor técnico daSecretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) e presidente do Centro deOperações de Emergências em Saúde de Palmas (COE- Palmas), Daniel BorineZemuner, pontuou algumas das dificuldades enfrentadas no cenário atual dapandemia, entre elas a necessidade de mais leitos clínicos para que seja possívelaumentar a rotatividade nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e sobre oaumento da demanda por oxigênio. “O que está aumentando a demanda das nossasusinas é o tempo que o paciente está ficando no leito, por isso é necessárioque haja mais rotatividade, precisamos aumentar este número. Foram montadasduas usinas de oxigênio, uma na UPA Sul e outra na UPA Norte, que estãooperando próximo da sua capacidade limite. Por isso, nós já estabelecemos acontratação de outras três usinas para dar este suporte, mas precisamos ficaratentos a essa questão do aporte de oxigênio”, afirmou.

Também presente à reunião, o secretário de Estadoda Saúde, Edgar Tollini, informou que a Gestão Estadual está unida a Palmas,para auxiliar na questão do aporte de oxigênio e que o Governo vai avaliar apossibilidade de ampliar a quantidade de leitos clínicos na Capital, dentro doHospital Geral de Palmas (HGP). “Vamos avaliar como isso é possível, uma vezque o HGP também tem sua alta demanda. Já estamos trabalhando para ampliar aoferta e abrir mais 52 leitos clínicos nas cidades de Guaraí, Araguaína, PortoNacional, Miracema do Tocantins e Paraíso do Tocantins. Esses serão somados aos250 leitos que já existem, e, além dos clínicos, também vamos ampliar os leitosde UTI. Estamos trabalhando para que isso ocorra em Palmas, Gurupi, Araguaína,Porto Nacional e em Paraíso”, assegurou.

Ampliação de horário e recomendação para trabalhoremoto

À prefeita Cinthia Ribeiro, o governador MauroCarlesse ratificou sua posição para que haja a ampliação dos horários defuncionamento das atividades essenciais, conforme previsto em Decreto Estadual,como os supermercados, padarias e farmácias, podendo operar das 6 horas àmeia-noite, com limitação da quantidade de pessoas em até 50% da capacidade,além de ampliação da oferta de serviços como drive-thru, delivery e outrasformas de entrega. “Quando você estreita os horários, as pessoas vão todas nomesmo momento para aquele local, supermercado, por exemplo. Eu acredito que aampliação do funcionamento seja uma alternativa, especialmente para ajudar aeconomia que tem sido muito sacrificada”, frisou o Governador.

O Chefe do Executivo tocantinense lembrou ainda queo Estado tem buscado fazer um trabalho de orientação e implementar medidas dedistanciamento também entre os servidores públicos. “Fizemos uma proposta aosprefeitos do Tocantins que permite que servidores trabalhem de casa, comobjetivo de evitar o deslocamento para os órgãos públicos e manter umdistanciamento. Tudo será feito de forma legal para que a gente consiga atingiro objetivo, que é diminuir a quantidade de pessoas em contato umas com asoutras. Tenho certeza que, com esta medida ocorrendo por duas semanas, nósvamos ter uma redução dos casos e consequentemente a diminuição da necessidadede leitos”, destacou.

Em resposta, a prefeita de Palmas acenou estar deacordo com a proposta. “Estão em casa, mas continuarão mostrando produtividadee contribuindo conosco. Tudo que o Governo do Estado passar como estratégia,estamos literalmente à disposição para seguir. Inclusive quando da publicaçãodo decreto estadual, esta foi nossa ordem para a Casa Civil: que tudo o que nóspudéssemos aproveitar de determinação fosse incluído. Devemos seguir a mesmalinha”, afirmou.

Agenda de trabalho

Na reunião desta quinta-feira, 18, foi estabelecidauma agenda de trabalho que será seguida por gestores e técnicos das gestõesestadual e municipal, com vistas a dar máxima agilidade às ações que contribuampara a redução de óbitos e a diminuição dos casos de contaminação.

Presentes

Também participaram da reunião osecretário-executivo da Saúde, Quesede Ayres Henrique Campos; secretário deEstado da Comunicação, Élcio Mendes; o secretário de Governo, José HumbertoPires; o chefe de Gabinete do Governador, Sebastião Albuquerque; osecretário-chefe da Casa Civil, Rolf Costa Vidal; o procurador-geral do Estado,Nivair Vieira Borges; o secretário-chefe da Governadoria, Divino AllanSiqueira; e o procurador do Município de Palmas, Mauro Ribas.

Fonte: Secom/Tocantinscom Secom/Palmas

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias